O conto de fadas dos concursos de roteiro
Centenas de concursos e festivais prometem prêmios e prestígio para roteiristas. Enquanto alguns valem a pena, a maioria é uma verdadeira cilada. Como não cair nesse conto?

Um roteirista cheio de ideias e com pouca ou quase nenhuma perspectiva de mercado procura por concursos de roteiro na internet. Aí está uma cena muito comum no dia a dia de muita gente.
Ser roteirista não é uma missão fácil na vida, principalmente quando você vem de países como o Brasil, que passa por um momento sombrio no campo do investimento em cinema. Naturalmente, as pessoas acabam buscando um caminho para seguir.
Surge uma esperança: milhares e milhares de concursos que prometem prêmios, contato com a indústria e visibilidade para os roteiristas do mundo inteiro. Em países como o Brasil não é raro ver jovens roteiristas apostando principalmente em festivais internacionais do gênero.
É só ver um “LA screenwriting contest” no nome que o pessoal cai em cima como se fosse uma indicação ao Oscar. Com tantas opções surgindo dia após dia, o que parecia ser um caminho muitas vezes pode nos deixar ainda mais perdidos.
A pergunta é: concursos de roteiro e/ou pitching ajudam a carreira do roteirista iniciante? A resposta não é fácil, mas podemos começar entendendo que “provavelmente não”. Dentro desse “provavelmente” existe também um perímetro de possibilidades reais.
Neste artigo, vamos entender as diferentes ciladas que os concursos de roteiro e pitching podem representar para a carreira de um roteirista.
O roteirista iniciante é uma presa fácil
