CURSO & EBOOK 

EXCLUSIVO WRITER'S ROOM 51

O Curso Personagem além das fórmulas abordou, em 4 aulas online, ferramentas e processos narrativos que visam ajudar a construir personagens mais complexas e funcionais. 

O Ebook abrange e expande todos esses conteúdos, trazendo ainda mais reflexões, recursos e exercícios!

Ferramentas e processos de construção, de

roteirista para roteirista

A personagem 
além das fórmulas

"O plot existe para que a personagem possa descobrir

quem realmente é, forçando à escolha e à ação."

― John Gardner

Você sabe construir personagens complexas? Por onde começar? Que ferramentas facilitam esse processo? Como trabalhar personagens na página? Até onde vai a descrição e apresentação da sua personagem?

 

Personagens são desafiadoras, muito diferentes entre si e não construímos elas à vácuo.

Elas concentram em si conflitos internos, desejos que movimentam a trama,

necessidades ocultas e muitas camadas para serem trabalhadas na sua obra. 

Tendo como base nossa experiência como roteiristas e também as várias horas de entrevistas

com profissionais no Newsroom 51, formulamos o ebook A Personagem além das fórmulas”,

onde dividimos técnicas para que você potencialize suas personagens e desmistifique

essa importante fase do desenvolvimento de uma narrativa. 

Que tipos de discussões narrativas você verá?

FOLHA.jpeg

Concepção, arquétipos
& protagonismo

323_1_127809_01_1280x640.jpeg

As diferentes esferas
da personagem

89255_sotl_s423543_01.jpg

Falha, força, conflito & 
arco de personagem

Liniker4.jpeg

Recursos, reflexões
e exercícios

EBOOK - a personagem.png

Quem fez o curso online "A personagem além das fórmulas" ganhou o ebook grátis!

Ementa:

AULA 1: A psique e os arquétipos

AULA 2: A personagem, a temática e o papel social

AULA 3: A materialização das pulsões internas

AULA 4: A personagem na página

QUANDO: 10; 17; 26 e 31 de agosto de 2022, às 18h30.

CURSO COM CERTIFICADO

Adquira o Ebook "A personagem além das fórmulas" 

Construir boas personagens é uma das bases narrativas, mas não é muito fácil de se fazer. Quais reflexões, elementos e ferramentas precisamos ter no nosso arsenal criativo? Como construir protagonistas e outras personagens que sejam únicas, interessantes e comuniquem um tema? 

 

No novo Ebook do WR51, são discutidas as diferentes esferas das personagens (interior, social e pública), bem como articulação de tema, falha&força, arquétipos, diferentes arcos, estruturas e mais.

 

Também trazemos dicas de como descrever personagens, conceber diálogos e apresentações textuais, além de vários exercícios e recursos para ajudar nessa escrita.​

PROMOÇÃO BLACK FRIDAY - 20/11 a 27/11 

 

Valor geral: R$50,00

Valor para apoiadores do nosso Catarse: R$45,00

Pagamento via PIX ou depósito 

Como comprar: preencha o formulário no botão abaixo

story1.png

A Equipe Writer's Room 51

gui.jpeg

Guilherme Soares Zanella

Nascido em Porto Alegre, Guilherme Soares Zanella é roteirista formado em Realização Audiovisual. No cinema, assina o roteiro do projeto “Cidades Fantasmas”, longa-metragem documental vencedor dos prêmios de Melhor Longa-Metragem Brasileiro no 22o. Festival É Tudo Verdade (2017) e Melhor Documentário no Festival Agenda Brasil (2018), em Milão. Foi roteirista e assistente de montagem no longa documental “Central: O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil” (Panda Filmes).

 

Na TV, foi responsável por desenvolver séries como Cidades Fantasmas - A Série (Canal Brasil, 2018) e Banalidade do Mal (Prime Box Brazil, 2021). Guilherme fez parte do Núcleo Criativo da Casa de Cinema de Porto Alegre e ingressou em concursos e laboratórios de roteiro como Laboratório Novas Histórias SESC SP/SENAC (2016), Plataforma_Lab (2016), Concurso de Roteiros do FRAPA(2017), Pitching Forum do festival FEST - New Directors, New Films (2019), Script Revision Lab - Cine Qua Non (2020) e Residência BASE (2021).

 

Atualmente dedica-se ao longa-metragem de ficção “O Flamingo Solitário” (Abrolhos Filmes/Cinésud Promotion/Globo Filmes), com direção de Beatriz Seigner. É também co-roteirista de outro longa-metragem em desenvolvimento pela Globo Filmes e desenvolve duas séries autorais na Sentimental Filme (SP). Foi palestrante convidado para ministrar o workshop "Cena Aberta" no 10º FRAPA, junto dos roteiristas Jessica Gonzatto, Guilherme Petry e Carol Santoian.

  • Grey LinkedIn Icon
jess.JPG

Jessica Gonzatto

Formada em Realização Audiovisual, Jessica Gonzatto é roteirista, diretora, autora e co-fundadora do Writer's Room 51. Trabalha como Assistente de desenvolvimento de projetos na Clube Filmes (SP), além de desenvolver duas séries autorais na Sentimental Filme (SP) e cursar Pós-graduação em Teoria Psicanalítica no Instituto Esfera (EAD). 

 

Seu primeiro curta-metragem, "Coágulo", venceu Melhor Curta do 1º FUCCA de Sergipe (2019) e passou por festivais como o 29º Curta KINOFORUM (SP, 2018), o 46º Festival de Gramado (2018), entre outros. Em 2018, seu roteiro de curta-metragem de suspense "Carcaça" foi contemplado com o prêmio principal do MetroLab em Curitiba. Em 2020, "As Dores do Parto", seu terceiro curta-metragem autoral, venceu o 1º Prêmio Machado DarkSide Books. Esse projeto transformou-se também em um longa metragem. Em 2022, foi autora convidada da antologia "Terrores Latinos", da Editora Luva, além de palestrante convidada para ministrar o workshop "Cena Aberta" no 10º FRAPA, junto de outros roteiristas.

Já foi redatora publicitária na Agência Nest Comunicação (SP) e para vários portais online, realizando também consultorias, pesquisas, traduções e projetos audiovisuais em conjunto com Abrolhos Filmes (SP), PBA Cinema (BR), Surreal Hotel Arts (SP) e outros. Trabalha eventualmente com roteirização institucional, já tendo escrito para empresas como Globo, SBT, Mattel, Pinacoteca de São Paulo, SIMABESP e outras. 

  • Grey LinkedIn Icon