Conhecendo as convenções do thriller
Atualizado: 9 de mai. de 2022
Como construir um thriller bem sucedido? Confira nossas dicas e 13 convenções para construir uma narrativa nesse gênero

Filmes, séries e livros de thriller são populares por algumas boas razões. Esse gênero combina o suspense policial com o perigo de uma história de terror, muitas vezes brincando com as emoções do público e construindo personagens inesquecíveis.
Porém, muitas vezes, roteiristas podem se confundir nas questões mais básicas do gênero, como convenções, ferramentas e expectativas por parte de espectadores.
Embora não haja uma maneira infalível de escrever um thriller de sucesso, existem maneiras de garantir que sua história esteja utilizando todas as convenções e sendo elaborada em cima de uma boa estrutura.
Para ajudar a pensar sobre seu thriller, trazemos algumas dicas traduzidas e adaptadas da editora literária Savannah Gilbo (leia os textos originais aqui e aqui), além de outras questões narrativas bem importantes sobre o gênero. Savannah demonstra como essas convenções se manifestam em adaptações populares: "O Silêncio dos Inocentes" (The Silence of the Lambs, 1991), "Louca Obsessão" (Misery, 1990) e "Garota Exemplar" (Gone Girl, 2014). Confira!
O que são "cenas obrigatórias" e "convenções de gênero''?
Convenções são um conjunto razoavelmente bem definido de papéis, cenários, eventos e valores que são específicos de um gênero. São coisas que o público intuitivamente espera que estejam presentes em uma obra de ficção de gênero, quer percebam conscientemente ou não.
Cenas obrigatórias são os principais eventos, decisões e descobertas que movem a protagonista em sua jornada. Enquanto não são necessariamente obrigatórias em filmes autorais, nas jornadas clássicas, essas cenas-chave evocam reações emocionais no público. Quando combinadas com as convenções do seu gênero, trarão ao espectador a experiência que está procurando.
O que é um thriller?

Muitas pessoas costumam confundir thrillers com mistérios, mas existem algumas diferenças entre os dois gêneros.
Em um mistério, a personagem protagonista precisa descobrir quem cometeu um crime q