google-site-verification=-Vw97frlPatSJg0ryKCuJ0vKAYHw3mR4lx8_MQJ6OGQ
top of page

O processo de construção do plot twist

Atualizado: 8 de out. de 2021

Foreshadowing? Arma de Chekhov? Red Herring? Você conhece essas ferramentas narrativas? Aprenda como utilizá-las para construir bons plot twists!


"Entre Facas e Segredos" - Imagem: reprodução

por Priscila de Souza Irmão


Atenção: esse texto contém spoilers dos filmes "Tubarão", "Entre Facas e Segredos" e "O Sexto Sentido".


A escrita de um plot twist pode ser desafiadora até mesmo para um roteirista experiente, e o motivo é simples: a sua construção requer um planejamento gigantesco para garantir que ele atinja o efeito esperado. Isso porquê, ao escrever um plot twist, você não quer que seu público pense "mas de onde vem isso?" mas sim "como eu não percebi isso antes?". E essa reação é alcançada apenas quando todas as informações necessárias para chegar àquele desfecho inesperado foram dadas ao público ao longo do filme, mesmo que o público não tenha percebido isso ao assistir à obra pela primeira vez.


Mas como deixar esses rastros, essas dicas, de forma eficiente e discreta na história? É aí que

entram dois elementos essenciais para qualquer narrativa:


O Foreshadowing e a Arma de Chekhov


"Tubarão" - Imagem: reprodução

Comecemos pela definição de cada um.


O foreshadowing é uma ferramenta utilizada para dar dicas do que virá a acontecer na história; para plantar informações que virão a ser úteis na história em algum momento, podendo ser, entre outras coisas, uma habilidade que uma personagem aprende em algum momento ou um objeto que parece não ter muita utilidade.


A Arma de Chekhov é um princípio criado por Anton Chekhov e que tem uma premissa muito simples: todos os elementos presentes em uma história devem ser úteis à narrativa, ou seja, tudo que não é essencial deve ser descartado, evitando dessa forma a criação de falsas expectativas no público. A arma de Chekhov é uma forma de foreshadowing, já que, se todos os elementos em cena são essenciais, todos eles dão dicas do que acontecerá na história.


Um exemplo de foreshadowing e da Arma de Chekhov é o tanque de oxigênio em "Tubarão" (Jaws, 1975). O tanque é apresentado como inflamável, e é utilizado na resolução do filme para matar o tubarão, que, ao morder o tanque, explode junto a ele. Uma série de outros exemplos estão presentes no filme "Entre Facas e Segredos" (