google-site-verification=-Vw97frlPatSJg0ryKCuJ0vKAYHw3mR4lx8_MQJ6OGQ
top of page

A Teoria das Paixões com Hermes Leal

Com seu trabalho inédito, o autor Hermes Leal expande as ferramentas de criação de personagem e oferece uma visão narrativa mais completa aos roteiristas

Parasita
Parasita. Imagem: reprodução

No Brasil, quando se fala em "arco de personagem", quase ninguém oferece uma teoria didática para explicar esse conceito. Pior ainda, existe um problema de entender efetivamente quais ferramentas de criação que temos a nosso favor.


Foi esse problema que o autor, jornalista e pesquisador Hermes Leal identificou no audiovisual brasileiro, após décadas de pesquisa e estudo narrativo. Fundador da Revista de Cinema e ávido pesquisador de teoria narrativa, Leal percebeu essa certa deficiência na formação dos roteiristas que acaba refletindo em uma falha construção de personagens.


A partir da Semiótica das Paixões, Leal formulou uma teoria que trata do emocional dos personagens como ponto principal do drama no audiovisual. Essa teoria é inédita no país e, através dela, o autor conseguiu interpretar e reconstruir a trama de filmes como "Roma", "Parasita" e séries como "Game of Thrones".


Quais os conceitos dessa Teoria? Como funciona essa construção mais densa de personagem? Quais reflexões você pode levantar sobre sua trama?


Para discutir sobre tudo isso, conversamos com Hermes Leal sobre sua teoria da Semiótica das Paixões no cinema e seu profundo impacto no roteiro e no mercado. Acompanhe e entenda melhor a importância desse campo de criação inédito no audiovisual brasileiro!


Quem é Hermes Leal?

Hermes Leal
Hermes Leal. Imagem: acervo pessoal

PhD em Narrativa de Ficção, Hermes Leal é escritor, com sete livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, Mestre em Cinema com especialização em Roteiro pela ECA/USP e Doutor em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões, pela FFLCH/USP.


Leal fundou a Revista de Cinema, o principal veículo de difusão do cinema brasileiro, há 20 anos atrás. Parceira dos principais festivais de cinema do país, a Revista produz conteúdo diário com informações sobre o audiovisual.


Os estudos de Leal na narrativa de ficção foram publicados pela editora Perspectiva (2017) na Coleção Estudos, com o título de “As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema”. Sua segunda obra neste campo, “As Paixões nos Personagens”, demonstra a aplicação de sua teoria nos roteiros e personagens de filmes e séries conhecidas. Esses trabalhos foram o nosso foco para essa matéria.


Leal é também roteirista e diretor de séries televisivas como “Pensamento Contemporâneo” (canal Curta!) e “Cineastas” (canais Curta! e A&E), de longas documentais e ainda criador e roteirista da série “Amazon Fashion” (Fashion TV e Amazon Prime Video).