Entendendo as motivações conscientes e inconscientes do seu protagonista
Trazemos dicas do roteirista Aaron Mendelsohn, que trabalha com estúdios como Fox e Disney, para elucidar sobre as diferenças entre desejos e necessidades narrativas

Na hora de construir personagens para seu roteiro, é importante contar com um arsenal de ferramentas narrativas. Quase todas essas ferramentas se dedicam ao drama interno do personagem e suas motivações para agirem e falarem do jeito que falam.
Nossa última matéria, na qual conversamos com a roteirista Nina Kopko, trouxe muitas discussões sobre isso, mas é sempre bom elaborar mais sobre o assunto.
Por isso, hoje trazemos um texto escrito pelo consultor Michael Lee para o The Script Lab sobre motivações internas dos personagens e como melhor articular tudo isso. Além de traduzir, adaptamos para discutir mais profundamente sobre noções que Michael traz em seu texto.
Quais são as diferenças entre motivações de caráter consciente e inconsciente? O texto do TSL traz o roteirista Aaron Mendelsohn para falar sobre isso, com dicas, reflexões e exemplos.

Aaron Mendelsohn é co-criador e roteirista da franquia "Bud: O Cão Amigo" (Air Bud, 1998) da Disney, além de ser roteirista para a Fox, New Line, ABC, Warner Bros, Apple e outros. Ele também é professor de roteiro na Universidade Loyola Marymount e secretário-tesoureiro do Writers Guild of America West.
Abaixo, leia o texto de Michael Lee traduzido e adaptado por nós sobre como melhor formular os desejos conscientes e inconscientes de seus personagens principais.
Encontre maneiras de tornar o seu protagonista único
[Os protagonistas] tendem a ser os personagens menos interessantes em um roteiro. Vamos pensar no que os torna únicos. Quais são alguns dos traços e qualidades interessantes de personalidade que eles têm? E então, assim, tentarei descobrir o desejo inconsciente e consciente deles. - Aaron Mendelsohn
O primeiro passo para criar personagens atraentes é tentar encontrar maneiras diferentes de torná-los únicos e originais. Traços de personalidade, peculiaridades e origens específicas podem ajudar a melhor desenvolver um personagem.