Criando personagens com Nina Kopko
Atualizado: 19 de set. de 2020
A roteirista Nina Kopko, também diretora assistente de filmes como “A Vida Invisível”, divide suas técnicas e conhecimentos sobre a fascinante arte de construir personagens complexas

Nem tudo é plot nessa vida. Do que adianta uma boa história sem personagens igualmente fascinantes? Melhor: será possível construir uma narrativa envolvente sem contar com protagonistas complexos?
Construir personagens memoráveis não é uma missão fácil. Exige conhecimento técnico, mas também muita atenção aos detalhes que fazem parte da vida. Como encontrar esse equilíbrio entre funcionalidade e profundidade? Existem técnicas para a construção de personagens?
Para nos conduzir por essa fascinante jornada, conversamos com Nina Kopko, que coleciona experiências diversas no meio audiovisual. Nina é roteirista, diretora assistente de grandes obras nacionais, supervisora de projetos com passagem pela RT Features e atualmente ministra uma oficina dedicada à construção de personagens para o cinema.
Quem é Nina Kopko?

Formada em cinema pela UFSC, Nina Kopko encontrou suas primeiras oportunidades no audiovisual através do seu trabalho como montadora. Em São Paulo, foi assistente da montadora Cristina Amaral, mas também trabalhou com conteúdos institucionais e publicidade, além de TV e cinema.
Sua carreira mudou um pouco de rumo com o projeto “HQ: Edição Especial” (2016, HBO), sua primeira experiência com a RT. Segundo Kopko, a equipe precisava de uma assistente de direção que também atuasse como pesquisadora.
Amante de quadrinhos, Nina se adaptou bem a função e criou um contato próximo com Rodrigo Teixeira, produtor fundador da RT Features, que viu nela o potencial para trabalhar com roteiro. Assim, Kopko assumiu a vaga de Supervisora de Desenvolvimento de Projetos na casa.
