'Doutor Gama': escrevendo biografia com Luiz Antônio
Atualizado: 16 de ago. de 2021
O roteirista nos conta sobre o processo de escrita, pesquisa e produção da biopic "Doutor Gama" (2021)

No dia 05 de agosto de 2021 chegou às salas de cinema o filme biográfico "Doutor Gama", com roteiro de Luiz Antônio, direção de Jeferson De e coprodução da Globo Filmes e Paranoid, além da produção associada da Buda Filmes.
Inspirado na vida do advogado abolicionista Luiz Gonzaga Pinto da Gama, uma das figuras mais importantes da história brasileira, "Doutor Gama" apresenta uma personagem forte em sua jornada em busca de liberdade e conhecimento. Graças a todo o seu desenvolvimento intelectual, Luiz Gama utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 pessoas escravizadas, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época.
Por trás dessa história inspiradora, entre tantos outros profissionais, está o roteirista Luiz Antônio, que por anos se dedicou a destrinchar a vida de Luiz Gama entre diversas páginas de roteiro. Conversamos com Luiz Antônio para entender, em detalhes, o histórico do projeto, sua importância e desafios, além de refletir sobre a feitura de um roteiro biográfico.
Se interessou pelo filme? Confira o trailer a seguir:
Da ideia às telas de cinema
"É um projeto pessoal (ou pelo menos se inicia assim)", afirma Luiz Antônio, destacando que o desenvolvimento do projeto surgiu em um momento em que o roteirista se dedicava a dar aulas e pesquisar o apagamento de locais e personagens negros na cidade de São Paulo.
Segundo Antônio, o autor já acumulava uma extensa pesquisa sobre a vida da população negra nas Américas entre o século XIX e o começo do século XX.
"Quando Luiz Gama chegou a mim, fiquei fascinado e quis me aprofundar. Mesmo com o esforço incansável e brilhante trabalho acadêmico da Professora Ligia, e de reivindicações de setores do Movimento Negro, Luiz Gama não era nome popular em 2010", reflete Antônio, deixando claro que foram onze anos desde o roteiro escrito até o filme ganhar as telas. "Tempo de muito trabalho, principalmente para a viabilização", completa.