google-site-verification=-Vw97frlPatSJg0ryKCuJ0vKAYHw3mR4lx8_MQJ6OGQ
top of page

4 exercícios práticos para tirar sua protagonista da zona de conforto

Confira dicas importantes para melhorar a construção de sua personagem e encontrar novas ideias narrativas

"Physical". Imagem: Apple TV
"Physical". Imagem: Apple TV

Protagonistas ativas, donas da sua própria história e capazes das maiores transformações são necessárias, mas não é assim tão fácil conquistar todos esses atributos. Enquanto pensamos no sentido e coerência do plot, é muito fácil deixar nossa protagonista um pouco de lado.


Nas últimas consequências, essa protagonista pode acabar sendo arrastada pela maré da trama e perder completamente seu poder de escolha.


Afinal, uma protagonista que não colhe aquilo que plantou, não é uma protagonista forte o suficiente quando falamos de estruturas convencionais. Como saber se a protagonista está presa demais a sua zona de conforto? O que podemos fazer para testar os seus limites e descobrir elementos novos sobre ela?


Pensando nisso, separamos aqui 4 exercícios práticos para abalar as estruturas da sua protagonista e torná-la ainda mais dona de si. Esses exercícios são inspirados no nosso curso e ebook "A Personagem além das Fórmulas", onde falamos extensivamente sobre possibilidades criativas para chegar em personagens emocionantes e potentes.

Confira nossas dicas!



1. Desafie sua personagem


No melhor estilo “verdade ou desafio”, é preciso colocar sua protagonista diante de escolhas difíceis, mesmo quando essas situações passam longe das páginas do roteiro. Essa é uma boa maneira de estabelecer a bússola moral da sua protagonista.


O que ela faria se sua casa pegasse fogo e só pudesse salvar uma coisa? Ou uma pessoa? Até onde ela iria por amor? Ela seria capaz de saltar de uma ponte para salvar uma vida? Ou ela seria capaz de sacrificar uma vida para conquistar algo?