google-site-verification=-Vw97frlPatSJg0ryKCuJ0vKAYHw3mR4lx8_MQJ6OGQ
top of page

Como fazer bons contatos no mercado audiovisual?

Quer entrar no mercado e não sabe como? Você pode estar usando a abordagem errada! Descubra as dicas para um bom networking


Imagem: reprodução

Você é um roteirista iniciante e não sabe como chegar nas pessoas que podem te ajudar a tirar a sua ideia do papel? Trabalhar com audiovisual é viver constantemente na busca por novos contatos e oportunidades de explorar o seu talento. Como fazer isso?


Em sua página pessoal, o produtor e manager Brian Medavoy compartilhou algumas dicas para conquistar novas e boas conexões em Hollywood. Suas dicas são pertinentes para qualquer mercado audiovisual, mostrando que existe uma forma eficaz de navegar pela indústria do entretenimento.


Medavoy divide suas dicas em 3 diferentes fases, propondo um sentido para o seu plano de networking. Aqui, vamos resumir os principais apontamentos do produtor, buscando paralelos com a nossa própria realidade.


Fase 1 - Criar uma lista

Imagem: internet

Networking não significa fazer conexões com toda e qualquer pessoa que cruzar o seu caminho (embora muita gente faça isso). É preciso, primeiro, estabelecer o perfil do profissional que faz mais sentido para o seu objetivo no mercado.


Medavoy sugere que você estabeleça, primeiro, de 3 a 4 “perfis de profissionais” para você ir atrás. Não é o momento de pensar em nomes, apenas em perfis.


Como roteirista, é bacana pensar em produtores que financiam desenvolvimento de projetos ou showrunners com salas de roteiro para preencher, por exemplo. Você já tem dois perfis para começar a sua lista.


Fase 2 - Pesquisa

Imagem: Wikipedia

Agora que você tem sua lista de perfis de profissionais é hora de pesquisar e aprender ao máximo a respeito dessas pessoas. Pessoalmente, a falta de pesquisa é um dos erros que mais reparo no mercado.


Muito roteirista iniciante aposta em uma abordagem direta, mas que denota que não houve uma pesquisa prévia. Abordagens com perguntas que demonstram qu