7 maneiras de apresentar melhor o nome de uma personagem
Atualizado: 19 de set. de 2020
Os roteiristas John August e Craig Mazin trazem dicas para apresentar o nome das personagens de maneira mais natural e criativa

Ao escrever um roteiro, existem várias outras coisas mais complicadas do que introduzir o nome das personagens de maneira orgânica e que não soe falso. Mesmo assim, essa ainda é uma questão que aflige muitos, já que o modo como apresentamos as personagens diz muito sobre a trama - e sobre a nossa escrita.
Por isso, traduzimos e adaptamos um texto da No Film School escrito por Christopher Boone, no qual ele traz dicas e opinião dos roteiristas John August e Craig Mazin sobre como apresentar o nome das personagens sem parecer falso ou forçado.
Quando se trata de apresentar nomes de personagens, Mazin afirma: "É muito irritante. Eu odeio isso. É uma das partes que menos gosto do roteiro porque sempre parece artificial".
Então, quais os truque para apresentar o nome de uma personagem ao público da forma mais natural possível?
7 dicas para apresentar o nome das personagens, de acordo com August e Mazin
1. Escreva uma conversa com mais de duas pessoas conversando
Essa é básica, mas vale a lembrança: quando mais de duas pessoas estão conversando em uma cena, aproveite a oportunidade para dizer o nome de uma personagem no meio da conversa para esclarecer a quem estão se dirigindo. Isso naturalmente direciona a atenção do público para a personagem.
Também é interessante apostar na ênfase. Durante um conflito, é mais provável que as pessoas chamem outras pessoas pelo nome porque desejam colocar ênfase em seu interlocutor.
Isso já é uma oportunidade de demonstrar também o caráter das personagens.
2. Ao invés de dizer, mostre
Os nomes dos personagens podem aparecer em placas de identificação das mesas, portas de escritórios, cartões de visita, cartas e até mesmo em outdoors, se isso fizer sentido para o personagem.
