top of page

7 maneiras de apresentar melhor o nome de uma personagem

Atualizado: 19 de set. de 2020

Os roteiristas John August e Craig Mazin trazem dicas para apresentar o nome das personagens de maneira mais natural e criativa

Superbad
Superbad. Imagem: reprodução

Ao escrever um roteiro, existem várias outras coisas mais complicadas do que introduzir o nome das personagens de maneira orgânica e que não soe falso. Mesmo assim, essa ainda é uma questão que aflige muitos, já que o modo como apresentamos as personagens diz muito sobre a trama - e sobre a nossa escrita.


Por isso, traduzimos e adaptamos um texto da No Film School escrito por Christopher Boone, no qual ele traz dicas e opinião dos roteiristas John August e Craig Mazin sobre como apresentar o nome das personagens sem parecer falso ou forçado.


Quando se trata de apresentar nomes de personagens, Mazin afirma: "É muito irritante. Eu odeio isso. É uma das partes que menos gosto do roteiro porque sempre parece artificial".


Então, quais os truque para apresentar o nome de uma personagem ao público da forma mais natural possível?


7 dicas para apresentar o nome das personagens, de acordo com August e Mazin


1. Escreva uma conversa com mais de duas pessoas conversando


Essa é básica, mas vale a lembrança: quando mais de duas pessoas estão conversando em uma cena, aproveite a oportunidade para dizer o nome de uma personagem no meio da conversa para esclarecer a quem estão se dirigindo. Isso naturalmente direciona a atenção do público para a personagem.


Também é interessante apostar na ênfase. Durante um conflito, é mais provável que as pessoas chamem outras pessoas pelo nome porque desejam colocar ênfase em seu interlocutor.


Isso já é uma oportunidade de demonstrar também o caráter das personagens.


2. Ao invés de dizer, mostre


Os nomes dos personagens podem aparecer em placas de identificação das mesas, portas de escritórios, cartões de visita, cartas e até mesmo em outdoors, se isso fizer sentido para o personagem.

Better Call Saul
Better Call Saul. Imagem: No Film School

Apenas tome cuidado: ao mostrar o nome de um personagem, o tom da cena pode vir a parecer forçado também. A ideia então é usar a criatividade e, principalmente, fazer sentido narrativo.


3. Coloque os personagens em momentos onde seus nomes são chamados


Nomes são chamados em áreas de espera todos os dias, em qualquer serviço público ou privado. Se a sua personagem precisar de um médico ou marcar uma audição, use essas oportunidades para apresentar seus nomes.


Mas claro que não basta escrever uma cena em uma área de espera apenas para divulgar o nome. Isso não faz sentido narrativo. E não fazer sentido ou ser chato são coisas bem piores do que não revelar o nome de uma personagem.


4. Use ligações e mensagens de texto

Homens, Mulheres e Filhos
Homens, Mulheres e Filhos. Imagem: Dazed

Pense na vida real: sempre que você liga para alguém novo no telefone, você tem que se apresentar. Ou então, quando liga para um amigo que tem seu número salvo no telefone, ele geralmente atende dizendo seu nome.


Cenas de telefonemas no roteiro oferecem uma grande oportunidade de apresentar o nome de uma personagem de maneira natural. Isso vale também para nomes de personagens aparecendo acima das mensagens de texto recebidas e enviadas.


5. Faça duas personagens falarem sobre outra


Se ter uma personagem declarando seu nome abertamente em uma introdução parece muito sem graça para você, escreva uma cena em que duas personagens falam sobre uma terceira usando seu nome em voz alta. Essa pode ser uma forma alternativa de compartilhar o nome com o público e ainda deixar claro a proximidade entre as personagens.


6. Escreva uma cena especificamente sobre o nome diferentão de uma personagem

Superbad
Superbad. Imagem: reprodução

Às vezes você pode escolher nomear sua personagem de maneira verdadeiramente memorável. Aproveite e faça uma cena que tenha bastante foco na introdução da personagem, para que ninguém esqueça seu nome.


De quebra, você ainda ganha uma oportunidade de cena bem única, dependendo do quão exclusivo e narrativo é o nome em questão.


7. Escolha nunca mencionar o nome da personagem


Ok, talvez essa sugestão não atinja o objetivo declarado. Mas, conforme Mazin afirma, você não precisa sempre mencionar o nome de uma personagem porque, para ele, o público realmente não se importa.


"Tenho dificuldade em lembrar os nomes das personagens principais da maioria dos filmes, mesmo depois de tê-los visto, mas posso descrever a personagem com precisão suficiente para ter uma conversa sobre o filme depois", diz o roteirista. Dependendo do roteiro, isso é totalmente possível e até inovador.



2.605 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page