google-site-verification=-Vw97frlPatSJg0ryKCuJ0vKAYHw3mR4lx8_MQJ6OGQ
top of page

5 séries essenciais para quem ama ou quer estudar audiovisual, com Rafael Lessa

Roteirista de "Samantha!" (Netflix) conta um pouco da sua trajetória no audiovisual, fala sobre tudo aquilo que o inspira a criar e divide as 5 séries essenciais para roteiristas em formação


Rafael Lessa. - Imagem: Fábio Audi

Todo roteirista traz suas próprias referências consigo. Afinal, esta é uma área normalmente composta por pessoas apaixonadas pela arte. Com um mercado cada vez mais focado no desenvolvimento de séries, é preciso entender melhor quais produtos audiovisuais podem ajudar você a se tornar um roteirista melhor.


Inspirados por este importante tema, conversamos com Rafael Lessa, roteirista de projetos como “Samantha!” (Netflix) e “Lov3”, série a ser lançada pela Amazon Prime Video em breve. Para além do ofício como roteirista, Lessa atualmente estuda no programa de MBA da University of Southern California (USC).


Rafael Lessa conta um pouco da sua trajetória no audiovisual, fala sobre tudo aquilo que o inspira a criar e divide suas 5 séries favoritas!


Quem é Rafael Lessa?


Rafael Lessa. - Imagem: Fábio Audi

“Meus pais tinham muito orgulho quando eu escrevia, ainda na época da escola. Percebi que escrever era uma ferramenta para me aproximar dos outros”, revela Lessa, que se formou em Jornalismo antes de ingressar no mercado audiovisual. O roteirista comenta que foi em uma aula com o cineasta João Moreira Salles que ele entendeu melhor o norte da sua carreira.


“Ele [João Moreira Salles] foi bem receptivo e me aconselhou a estudar cinema nos EUA”, contextualiza. Rafael Lessa, carioca de 39 anos, é roteirista, diretor e produtor formado em Jornalismo pela PUC-Rio e Mestre em Direção e Roteiro pela Columbia University, em Nova York. Ele produz conteúdo diverso, de forma leve e divertida, com toque humorístico.


“É meio clichê, mas desde pequeno eu gostava de contar histórias. Eu era bem tímido quando criança e uma maneira de me comunicar com os outros era contando histórias porque assim eu não precisava ser ‘eu’ e sim uma pessoa contando uma história. Claro que na época eu não tinha noção disso, mas hoje em dia, olhando pra trás, eu percebo que era isso, era minha maneira de interagir com os outros. E eram histórias bem visuais, muito ‘descritas.’” - Rafael Lessa

Começou sua carreira como roteirista com o filme “Tá”, em 2008, de Felipe Sholl, que fala sobre dois amigos que estão descobrindo sua sexualidade e foi o vencedor do “Prêmio Teddy de Melhor Curta LGBTQ”, no Festival de Berlim. Escreveu o documentário “Francisco Brennand”, em 2012, que conta a história do artista plástico de 85 anos que mora e trabalha em sua oficina no Recife e foi premiado como "Melhor Filme”, na Mostra de São Paulo do mesmo ano.


Escreveu para programas de humor como “Vai que Cola” e “Tudo pela Audiência”, do canal Multishow; foi roteirista das duas temporadas da série “Samantha!”, da Netflix, que conta a história de uma ex-celebridade mirim e recentemente foi o roteirista-chefe e co-produtor executivo da série “Lov3”, que será lançada em breve pela Amazon Prime Video. Também chefiou a sala de roteiristas da série “As Aventuras de José e