Laboratório de Desenvolvimento de Projetos do Writer's Room 51 com a TDC Conteúdo
| 3ª edição | longas | 2022 |

a inscrição
(regulamento)

As inscrições para o 3º LAB 51 vão de 01/03/2022 até 07/04/2022 e ocorrem exclusivamente pelo formulário indicado no site do Writer’s Room 51. O valor da inscrição é de R$ 100,00 e a conta a ser depositada estará no formulário. Para se inscrever, leia o regulamento abaixo (e todas as informações desta página) e acesse formulário no link no fim da página.

 

A 3ª edição do LAB 51 tem um objetivo inédito: transformar storylines de até cinco linhas em argumentos de longa-metragem de 10 páginas. Essa será a edição mais interativa do laboratório até agora, em que as pessoas selecionadas participarão de sessões de brainstorming, feedbacks, escrita e reeescrita ao longo de 8 semanas de curso.

 

A categoria contemplada pelo LAB 51 é a de longa-metragem narrativo ficcional e live action, que se classifique em pelo menos um dos gêneros: comédia, drama, romance, ação, thriller, terror; e que seja voltado a um público-alvo abrangente. O projeto deve ser INÉDITO, ou seja, não apresentado em reuniões, rodadas de negócios, laboratórios, festivais e similares. Não serão aceitos projetos já desenvolvidos ou produzidos (com roteiro escrito, valor captado, já filmados e/ou divulgados). O LAB 51 aceita somente o material descrito abaixo, sem necessidade de ter/enviar outros materiais.

Para participar, o(a) roteirista proponente deve pagar o valor de R$ 100,00 (informações de pagamento no formulário) e preencher um formulário simples com dados e informações. Neste formulário também terá um espaço para enviar o comprovante e os materiais de inscrição.

Materiais de inscrição

  1. Uma storyline INÉDITA* e ORIGINAL** de até cinco linhas;

  2. Minibiografia do(s) autor(es), de até 10 linhas;

  3. 5 primeiras páginas de um roteiro escrito pelo proponente, podendo ser original (longa ou série) ou spec (episódio de uma série que já existe)***.

 

* Inédita: que nunca foi apresentada em reuniões, rodadas de negócios ou concursos de roteiro, sejam informais ou oficiais, em qualquer formato ou contexto.

** Original: de criação exclusiva do(s) autor(es). Adaptações de obras que já existem não serão permitidas.

*** Spec: roteiro de um episódio de uma série que já existe, mas que foi escrito por um autor que não faz parte da sala de roteiro. Pode ser um sample origina de piloto, longa ou curta, ou então um spec desenvolvido para o LAB 51 de qualquer série, nacional ou internacional, desde que já tenha sido exibida em TV ou streaming no Brasil. Confira mais infos no F.A.Q.

 

Os materiais (1) e (2) serão enviados em um arquivo único. Já o material (3), em outro arquivo separado.

Os materiais devem ser enviados em português, respeitando as seguintes regras de formatação:

  • Para a storyline e minibio: Pseudônimo(s), texto Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1 cm, alinhamento justificado, margens superior e inferior de 2cm, margens laterais de 3cm. Não é permitido constar o nome real dx(s) autorx(s) em nenhuma parte do documento (inclusive no título do arquivo), sujeito a desclassificação. Utilize seu pseudônimo também na Minibio. Cada projeto precisa de 1 (um) arquivo separado, ou seja, não envie 2 storylines em um único arquivo. Pode enviar Minibio +Storyline na mesma página.

  • Para o roteiro: formatação padrão da indústria, preferencialmente escrito usando um software de roteiro (Final Draft, Celtx, WriterDuet, etc). Envie com uma capa com nome real da pessoa autora, para análise posterior. Não utilize pseudônimo e não se preocupe, capa não contará como uma das 5 páginas. Você só precisa enviar 1 (um) roteiro spec por inscrição, salvo em caso de coautoria. Nesse caso, cada autore poderá enviar 1 (um) spec, totalizando 2 (dois) arquivos enviados, ou então 1 (um) escrito em dupla. Envie apenas 5 páginas, não mais que isso. Confira mais infos no F.A.Q.

Considera-se pseudônimo qualquer nome fictício que não identifique a autoria do projeto. Apelidos, nomes artísticos ou reduções do nome não serão aceitos e seu uso causará a desclassificação do projeto sem reembolso. Demais identificações, como número de telefone, e-mail ou similares também acarretarão na desclassificação do projeto.

Cada roteirista proponente poderá inscrever 2 (dois) projetos diferentes (pagando apenas uma vez), podendo conter co-autoria (deve ser indicada no formulário, seguindo a regra dos pseudônimos). O limite de coautoria e participação no LAB 51 é de duas pessoas criadoras. É permitida a inscrição de pessoas que se inscreveram da 1ª e/ou 2ª Edição do LAB 51, mas que não foram finalistas

Requisitos

 

O curso é ministrado no formato laboratório, ou seja, as atividades são intensas e constantes. Além das aulas, que acontecem das 18h30 às 20h30, uma vez por semana, há um volume considerável de "tarefas de casa" – nesse caso, desenvolvimento da storyline para que ela se transforme em um argumento no final do curso. Isso será feito em etapas, mas sempre haverá algum documento para ler ou escrever a cada semana. É importante que os proponentes saibam que, caso sejam selecionados, há um compromisso de envolvimento durante essas 8 semanasCaso a pessoa finalista não possa comparecer, deverá informar a Equipe Writer's Room 51 pelo e-mail contatowritersroom@gmail.com e sua vaga no LAB 51 será cedida para outra pessoa.

 

Apesar de recomendado, não é necessário ter registro da obra. As obras devem ser originais e inéditas, sujeitas a desclassificação sem reembolso caso contrário. Não podem ser enviadas páginas de roteiro do projeto inscrito, pois isso vai contra a ideia de desenvolver dentro do LAB 51.

 

Não serão aceitas inscrições, requerimentos ou documentação enviadas após o encerramento do prazo estabelecido neste regulamento. Estão habilitadas a participar deste Laboratório pessoas maiores de 18 (dezoito) anos de idade, residentes em todos os países, desde que possam se expressar com fluência no idioma português. Materiais fora dos padrões acima definidos, outros textos e/ou argumentos serão desclassificados sem reembolso. Não serão aceitas inscrições, envios ou pagamentos por outros meios a não ser o Google Forms indicado ao final desta página.

O Writer's Room 51 e a TDC Conteúdo não se responsabilizam pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por participantes deste laboratório, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente regulamento. 

contrapartidas

Contrapartida para as pessoas inscritas

Desde a 1ª Edição do LAB 51, o Writer's Room 51 vêm liberando contrapartidas para todas as pessoas inscritas. Nessa Edição, o WR51 irá liberar gratuitamente 2 contrapartidas para todas as pessoas inscritas no 3º LAB 51. 

1) Aula: Mercado de Trabalho para Roteiristas de Ficção

Ministrada por Bia Crespo

Duração: 2h

Data: 18/04/22 (segunda-feira) das 18h30 às 20h30 

Formato: seminário + perguntas e respostas no final

Quem pode assistir: todes que se inscreverem no LAB 51. Finalistas também podem participar, porém a presença não é obrigatória e algumas informações serão repetidas no curso.

Introdução: quem é Bia Crespo, quem é TDC, quem é WR51, apresentação do LAB 51 com números dessa edição. 

 

Parte 1: Como funciona o mercado audiovisual? (30 min)

  • Projetos comerciais x independentes: o que são, quais as diferenças, etc.

  • Dinâmica de venda: roteirista - produtor - player

  • Fases do desenvolvimento de um projeto.

 

Parte 2: O que faz um(a) roteirista (30 min)

  • Os tipos de roteiro (série, longa, não ficção, doc, etc)

  • Série x longa

  • Sala de roteiro

  • Colaboração

  • Script doctoring

  • Departamento de conteúdo.

 

Parte 3: Possíveis entradas no mercado (30 min)

  • Assistência de roteiro

  • Pesquisa

  • Literatura

  • Projetos originais/rodadas de negócios

    • Formatos de apresentação

    • Expectativa x realidade

    • Desenvolver para melhorar sua habilidade

    • Montagem de portfolio

    • Ter mais de um projeto

  • O que NÃO fazer: estudos de caso de abordagens erradas.

Parte 4: Perguntas e respostas (25 min).

2) Participação do Grupo Fechado WR51

Todxs que se inscreveram poderão participar do Grupo Fechado WR51 no Facebook (exclusivo para apoiadorxs) por 2 meses.

3) Curso: Construção de Personagens (finalistas e semifinalistas)

As pessoas finalistas e semifinalistas terão acesso, posteriormente, a todo o evento online do Writer's Room 51 sobre Construção de Personagens, a ser anunciado e realizado ainda em 2022.

a seleção

Toda a seleção vai depender exclusivamente do preenchimento e envio correto dos documentos e valores estipulados nesta página, na seção "A Inscrição (Regulamento)". A participação no LAB 51 não é garantida pela inscrição e sim pela seleção oficial. 

 

Serão pré-selecionados 12 (doze) projetos semifinalistas, filtrados pela equipe Writer’s Room 51 seguindo os parâmetros internos estabelecidos pela TDC Conteúdo. Estes projetos pré-selecionados passam, então, pela análise de Bia Crespo, determinando os 6 (seis) finalistas e a quantidade exata de projetos do seu interesse que participarão de fato do LAB 51. A seleção da 3ª Edição irá, como sempre, prezar pela inclusão de minorias no evento.

 

O contato dos finalistas será feito pelo e-mail cadastrado no formulário até o dia 14/04/2022. Apenas os 6 (seis) projetos finalistas terão acesso às aulas, materiais, consultoria individual e possível acordo de cessão de direitos do projeto com a TDC Conteúdo, a fim de serem representados pela produtora no estágio de comercialização. 

 

Os finalistas e os 6 (seis) semifinalistas terão acesso, posteriormente, a todo o evento online do Writer's Room 51 sobre Construção de Personagens, a ser anunciado e realizado ainda em 2022.

 

Os 6 (seis) finalistas e os 6 (seis) semifinalistas serão avisados por e-mail de sua seleção, bem como divulgados nas redes do Writer's Room 51. Ao se inscreverem e serem selecionadas, essas pessoas autorizam a divulgação de seu nome, nome do projeto e imagem pessoal em qualquer canal digital de circulação pública do Writer's Room 51 e TDC Conteúdo. Além disso, também farão parte do Grupo Fechado WR51 no Facebook (exclusivo para apoiadorxs) por 2 meses.

Critérios de seleção

 

Assim como aconteceu nas edições anteriores, o LAB 51 é voltado para projetos com potencial comercial. Para entender melhor o que isso significa, recomendamos a leitura dessa matéria. Sendo assim, o principal critério avaliado será o apelo de mercado que a storyline tem.

 

Em seguida, vamos avaliar o potencial de conflito e desenvolvimento dos personagens apresentados, o local onde se passa a história e o orçamento da obra. O critério final será a avaliação das biografias dos autores, a fim de obter maior diversidade na turma, e as cinco páginas de roteiro enviadas, buscando pessoas com um nível intermediário de conhecimento de formatação e escrita audiovisual.

 

Contrapartida das pessoas selecionadas

 

As pessoas finalistas comprometem-se a fazer constar nos créditos da obra contemplada no LAB 51, quando produzida, os seguintes dizeres, acompanhados das logomarcas do Writer's Room 51 e TDC Conteúdo, assim como a inserção das mesmas logos nas edições impressas e/ou digitais de roteiros finalizados premiados que venham a ter circulação púbica, publicados comercialmente ou não: “Projeto participante do 3º LAB 51 (Writer's Room 51 e TDC Conteúdo) - Edição 2022”.

como funciona o lab51

Cronograma das Aulas

 

Os encontros serão virtuais, através de plataforma online, e irão acontecer uma vez por semana, nas terças-feiras, com duração de 2 horas por aula. Os encontros iniciarão no dia 19/04/22 (terça-feira) e serão das 18h30 às 20h30, com encontro final no dia 31/05/22. Na semana da consultoria, as datas e horários serão combinados por e-mail.

  • Aula 1: Aula teórica -  Introdução ao mercado audiovisual/Como dar feedback

  • Aula 2: Brainstorming das storylines, parte 1

  • Aula 3: Brainstorming das storylines, parte 2 

  • Aula 4: Aula teórica - Beat sheets/Argumento/Estrutura de longa-metragem

  • Aula 5: Feedback dos beat sheets, parte 1

  • Aula 6: Feedback dos beat sheets, parte 2

  • Aula 7: Consultorias individuais de Bia Crespo com cada projeto

  • Aula 8: Entrega do Argumento final

 

No fim do processo, os finalistas assinarão um contrato de cessão de direitos temporária com a TDC Conteúdo, que ficará exclusivamente responsável pela comercialização do projeto durante 12 meses. Durante todo o período do LAB 51, esses projetos ficarão EM EXCLUSIVIDADE da TDC Conteúdo, não podendo ser apresentados, de forma formal ou informal, para nenhuma produtora ou canal, sob pena de quebra de contrato e multa. 

É de responsabilidade dos participantes comparecer às aulas através de um computador com câmera e microfone ligados, conexão de internet estável e participar das atividades propostas tanto dentro quanto fora das aulas. A professora se reserva o direito de não permitir a entrada de participantes que chegarem com mais de 15 minutos de atraso para não prejudicar o andamento das atividades. 

 

Os participantes que faltarem a 2 (duas) aulas seguidas sem justificativa serão automaticamente afastados do curso. A equipe do Writer 's Room 51 assumirá a organização dos eventos em si, comunicado-se oficialmente pelo e-mail do proponente cadastrado na inscrição e por grupo no WhatsApp, mediante acordo entre as partes.

 

Como funciona o contrato com a TDC Conteúdo? 

 

A TDC Conteúdo é uma produtora de desenvolvimento que tem como foco principal ajudar novos roteiristas a entrar no mercado. Seus projetos são comerciais, majoritariamente de comédia, voltados ao público familiar ou infantojuvenil. Nosso trabalho é criar uma ponte entre roteiristas e produtoras ou players depois de ter desenvolvido o projeto até o momento em que ele está maduro para ser comercializado, e dar um apoio aos roteiristas durante essa negociação. 

 

Os roteiristas assinam um contrato simples de cessão de direitos autorais do projeto com validade de 12 meses, permitindo assim que a TDC negocie o projeto em seu nome. Dessa forma, usamos nossos contatos e know-how para fazer com que roteiristas estreantes que não tem essa abertura possam ser notados e ter seus projetos considerados. Os negócios são feitos de forma transparente com total envolvimento dos roteiristas, e apenas são fechados caso seja de interesse dos mesmos.

 

Entre as produtoras parceiras da TDC estão Paris Entretenimento, Boutique Filmes, Glaz, Chatrone e Elo Company. Para mais informações, acesse www.tdcconteudo.com.br

f.a.q.

O que é uma storyline?

 

Uma storyline é a sequência de eventos principais que formam seu filme. Podemos dizer que, para os fins do LAB 51, é uma logline um pouco maior. Geralmente apresenta, de forma resumida, aspectos como:

 

  • Personagens principais (protagonista e antagonista);

  • Conflito principal;

  • Universo ou local onde tudo acontece.

 

Conforme nosso regulamento, a storyline que você precisa enviar é de no máximo 5 linhas, dentro da formatação indicada.

 

Por que storylines no LAB 51?

Decidimos usar as storylines como ponto de partida porque acreditamos no potencial de desenvolvimento dos projetos ao longo do nosso curso. Analisando as edições anteriores, percebemos que os projetos que mais se beneficiaram das aulas foram justamente os que eram inéditos e ainda estavam crus. Além disso, criar storylines do zero para nosso processo seletivo deixa todas as pessoas participantes em patamar de igualdade. No caso dos projetos mais desenvolvidos, havia alguns que já tinham passado por outros concursos e laboratórios e, portanto, tinham vantagem na hora da seleção.

Por que as 5 páginas de roteiro?

 

Essas cinco páginas de um roteiro escrito pelo proponente são conhecidas como "sample". É muito comum que se peçam samples de escrita em candidaturas para vagas de trabalho em roteiro ou concursos internacionais. Esse exemplo de escrita serve, acima de tudo, para demonstrar o conhecimento de formatação do autor, assim como sua habilidade dentro das convenções da escrita para audiovisual. Isso é importante porque nosso laboratório é voltado para pessoas com nível intermediário de conhecimento de roteiro, visando as possibilidades comerciais de venda do projeto no futuro próximo.

 

Como fazer um bom spec?

 

A melhor forma de escrever um spec é começar escolhendo uma série que você gosta. A familiaridade com o estilo e o tom dessa série deve transparecer nas páginas. Em seguida, escolha um momento na trama para inserir seu episódio. Por exemplo: essa história acontece entre a segunda e a terceira temporada. Ou então: é uma trama que se passa no meio da quarta temporada. Isso te ajudará a selecionar os personagens e o estado emocional em que eles se encontram. Essas informações não precisam estar no roteiro, é mais para você se localizar como autor(a).

O objetivo do spec é se manter fiel ao tom e aos personagens, mostrando que você sabe como estruturar um roteiro e, acima de tudo, sabe formatar dentro dos padrões da indústria. Se você não conhece esses padrões, existem vários roteiros de séries disponíveis na internet para leitura. 

Posso enviar 5 páginas de um roteiro que já tenho pronto?

Sim! Pode ser de qualquer obra audiovisual de sua autoria, desde que seja um longa, curta ou piloto; que você detenha todos os direitos e esteja obrigatoriamente em formato de roteiro audiovisual. O único ponto de atenção é: não envie roteiros dos projetos que você inscreveu neste LAB 51, pois a ideia é justamente desenvolver a premissa dentro do LAB, caso seja selecionade.

Como funciona o envio de specs em caso de coautoria?

A dupla escolhe: ou escreve junta 5 páginas, ou cada roteirista manda as 5 páginas próprias. Terão campos para isso no formulário de inscrição. Apenas indique o nome real da autoria na capa.

Se eu for finalista, irei assinar o contrato com a TDC Conteúdo?

Sim! Nessa edição, estamos garantindo o contrato estipulado acima a todas as pessoas finalistas. O contrato é de cessão de direitos para representação, ou seja, você irá desenvolver seu projeto junto com a TDC a fim de comercializá-lo.

Irei receber e-mail de confirmação, feedback ou se não for classificade?

Não! O Google Forms salva suas respostas, mas não envia confirmação. Mesmo assim, se finalizou o envio do Forms, está tudo certo com sua inscrição.

 

Nem o Writer's Room 51 ou a TDC Conteúdo irá fornecer feedbacks de projetos inscritos. A Equipe Writer's Room 51 poderá fornecer feedback breve se contatada pelo e-mail abaixo, sob uma taxa de R$ 50,00. O feedback será enviado em 1 (uma) página em PDF.

Em caso de não classificação, não haverá contato por e-mail. Os projetos semifinalistas e finalistas serão divulgados no site e redes do Writer's Room 51.

Ainda tem dúvidas? Fale conosco: contatowritersroom@gmail.com