Laboratório de Desenvolvimento de Projetos do Writer's Room 51 com a TDC Conteúdo | 2021

a inscrição
(regulamento)

As inscrições para o Lab 51 vão de 8/06/2021 até 8/07/2021 e ocorrem pelo Catarse do Writer’s Room 51, através da linha exclusiva para interessados em participar do Lab 51, no valor de R$ 40,00. É necessário pagar apenas 1 (uma) vez, mesmo que o apoio tenha caráter contínuo. Para inscrever-se, leia o regulamento abaixo (e todas as informações desta página) e acesse: https://www.catarse.me/pt/projects/137544/subscriptions/start?reward_id=245162

 

A categoria contemplada pelo Lab 51 é a de longa-metragem live action ficcional que se classifique em pelo menos um dos gêneros: comédia, drama, romance, ação, thriller, terror; que se enquadre na estrutura narrativa clássica de três atos e que seja voltado a um público-alvo abrangente. O projeto pode estar em qualquer etapa do desenvolvimento. Não serão aceitos projetos já produzidos (com valor captado, já filmados e/ou divulgados). O Lab 51 aceita somente loglines e sinopses, sem necessidade de ter/enviar argumento ou roteiro.

 

Para participar, cada roteirista deve apoiar a faixa exclusiva e preencher um formulário simples com dados/informações de contato, título e gênero do projeto. Neste formulário também terá um espaço para enviar dois arquivos: a Folha de rosto e a Página de sinopse. 

 

No documento "Folha de rosto", deverá constar apenas as informações: título do projeto, nome original dx(s) roteirista(s) e e-mail utilizado na inscrição.

 

No documento "Página de sinopse", deverá constar apenas as informações: uma capa com título do projeto, pseudônimo(s) para a avaliação e logline; uma sinopse de até uma página com a história completa (inclusive o final), usando a fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5. Não é permitido constar o nome original dx(s) autorx(s) em nenhuma parte da Página de sinopse, (inclusive no título do arquivo) sujeito a desclassificação.

 

Considera-se pseudônimo qualquer nome fictício que não identifique a autoria do projeto. Apelidos, nomes artísticos ou reduções do nome não serão aceitos e seu uso causará a desclassificação do projeto sem reembolso. Demais identificações, como número de telefone, e-mail ou similares também acarretarão na desclassificação do projeto.

 

Cada roteirista poderá inscrever 2 (dois) projetos diferentes, podendo conter co-autoria (deve ser indicada no formulário). Cada inscrição dá direito a esses 2 (dois) projetos, como indicado no formulário.

 

Ao se inscrever pelo Catarse, a pessoa receberá um e-mail com o link para o formulário. Caso não o receba, favor observar a caixa de spam ou então entrar em contato pelo e-mail contatowritersroom@gmail.com, com comprovante de pagamento.

 

Importante: para pagamentos em boleto, a inscrição só será efetuada quando o pagamento for aprovado. Isso pode levar de 2 a 3 dias após a inscrição. Portanto, leve isso em consideração, pois as inscrições terão um prazo definido e não serão aceitas inscrições pendentes após esse prazo.

Apesar de recomendado, não é necessário ter registro da obra. As obras devem ser originais (ou adaptadas de uma obra de mesma autoria dx roteirista) e inéditas sujeitas a desclassificação sem reembolso caso contrário. Não serão aceitas inscrições, requerimentos ou documentação enviadas após o encerramento do prazo estabelecido neste regulamento.

 

Estão habilitadas a participar deste Laboratório pessoas maiores de 18 (dezoito) anos de idade, residentes em todos os países, desde que possam se expressar com fluência no idioma português. Os projetos devem ser em português. Projetos fora dos padrões acima definidos, roteiros e/ou argumentos serão desclassificados sem reembolso.

 

Importante: as aulas e atividades do Lab 51 serão realizadas virtualmente nos dias 26/07/2021, 02/08/2021, 09/08/2021, 16/08/2021 e 23/08/2021, às 18h, pela plataforma Zoom. As datas estarão sujeitas à alterações com aviso prévio. Ao se inscrever, a pessoa afirma sua disponibilidade a tais datas e horários. Caso não possa comparecer, deverá informar a Equipe Writer's Room 51 pelo e-mail contatowritersroom@gmail.com e sua vaga no Lab 51 será cedida para outra pessoa.

 

O Writer's Room 51 e a TDC Conteúdo não se responsabilizam pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por participantes deste laboratório, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente regulamento. Dúvidas: contatowritersroom@gmail.com

a seleção

Toda a seleção vai depender exclusivamente do preenchimento e envio correto dos arquivos e valores estipulados nesta página, na seção "A Inscrição (Regulamento)". A participação no Lab 51 não é garantida pela inscrição e sim pela seleção oficial.

 

Serão pré-selecionados 12 (doze) projetos semifinalistas, filtrados pela equipe Writer’s Room 51 seguindo os parâmetros estabelecidos pela TDC Conteúdo. Estes projetos pré-selecionados passam, então, pela análise de Bia Crespo, determinando os 6 (seis) finalistas e a quantidade exata de projetos do seu interesse que participarão de fato do Lab 51. O contato será feito pelo e-mail cadastrado até o dia 22/07/2021.

 

Apenas os 6 (seis) projetos finalistas terão acesso às aulas, materiais, consultoria individual e possível acordo de cessão de direitos do projeto com a TDC, a fim de serem representados pela produtora no estágio de comercialização. 

 

Os outros 6 (seis) semifinalistas terão acesso, posteriormente, à gravação da aula inaugural do Lab 51. Destes, também selecionaremos um número a ser definido de projetos para integrar um ciclo do Núcleo Writer’s Room 51 de desenvolvimento, se for de interesse da(s) parte(s) autoral(is).

 

Os 6 (seis) finalistas e os 6 (seis) semifinalistas serão avisados por e-mail de sua seleção, bem como divulgados nas redes do Writer's Room 51. Ao se inscreverem e serem selecionadas, essas pessoas autorizam a divulgação de seu nome, nome do projeto e imagem pessoal em qualquer canal digital de circulação pública do Writer's Room 51 e TDC Conteúdo.

 

Contrapartida

 

As pessoas finalistas comprometem-se a fazer constar nos créditos da obra contemplada no Lab 51, quando produzida, os seguintes dizeres, acompanhados das logomarcas do Writer's Room 51 e TDC Conteúdo, assim como a inserção das mesmas logos nas edições impressas e/ou digitais de roteiros finalizados premiados que venham a ter circulação púbica, publicados comercialmente ou não: “Projeto participante do Lab 51 (Writer's Room 51 e TDC Conteúdo) - Edição 2021”.

como funciona

O Lab 51 é dividido em três fases:

 

  1. Aulas e atividades práticas ministradas por Bia Crespo;

  2. Consultoria individual para os 6 projetos selecionados;

  3. Apresentação de pitch para figuras do mercado.

 

No fim do processo, se houver interesse de ambas as partes, os finalistas assinarão um contrato de cessão temporária de direitos com a TDC, que ficará responsável pela comercialização do projeto durante 6 meses. 

Cronograma das Aulas

Os encontros serão virtuais, através da plataforma Zoom, e irão acontecer uma vez por semana, com duração de 2 horas por aula.

 

  • Aula 1: 26/07 - 18h

  • Aula 2: 02/08 - 18h

  • Aula 3: 09/08 - 18h

  • Aula 4: 16/08 - 18h 

  • Aula 5 (extra): 23/08 - horário a combinar

 

A turma terá no máximo 6 projetos participantes e todas as aulas serão ministradas por Bia Crespo, podendo ter participação de figuras convidadas do mercado audiovisual. Eventuais mudanças de cronograma serão informadas com antecedência pela organização do evento. Os participantes que faltarem às aulas não terão direito a reposição, porém terão acesso ao conteúdo gravado da aula disponibilizado pela organização. 

 

É de responsabilidade dos participantes comparecer às aulas através de um computador com câmera e microfone ligados, conexão de internet estável e participar das atividades propostas tanto dentro quanto fora das aulas. A professora se reserva o direito de não permitir a entrada de participantes que chegarem com mais de 15 minutos de atraso para não prejudicar o andamento das atividades. 

 

Os participantes que faltarem a 2 (duas) aulas seguidas sem justificativa serão automaticamente afastados do curso e não poderão participar dos pitchs no final do laboratório. A equipe do Writer 's Room 51 assumirá a organização dos eventos em si, comunicado-se oficialmente pelo e-mail cadastrado na inscrição.

Conteúdo das Aulas

1) Aula teórica, parte 1: o que faz um projeto ser comercial? 

Introdução a tendências de mercado, como fazer networking, contato com produtoras, acesso a players, rodadas de negócios, orçamento, e o que todos andam procurando nos projetos por aí. Dicas de como estruturar uma sinopse de forma clara e objetiva.

Aula teórica, parte 2: como dar e receber feedback?

Lição de casa: envio das sinopses para todos os participantes lerem e anotarem suas impressões.

2) Troca de feedback sobre os projetos: todos os participantes deverão ter lido as sinopses dos colegas e trazer comentários sobre as mesmas. Os feedbacks devem ser feitos de forma construtiva, conforme aula ministrada na semana anterior. A professora dá seus feedbacks também.

Lição de casa: alterações na sinopse de cada projeto baseado no que foi visto em aula e nos feedbacks recebidos.

 

3) Preparação de pitch: dinâmica de pitch seguida de aula teórica sobre o tema. Como estruturar? Técnicas para não falar como um robô. O que os players esperam? Como se vender enquanto vende sua ideia? Que material levar?

Lição de casa: preparar o pitch do seu projeto de acordo com as instruções.

 

4) Sessão de pitch: cada participante terá 5 minutos de pitch + 10 minutos de perguntas e respostas com a professora, os organizadores (WR51) e possíveis convidados do mercado.

Lição de cada: beat sheet do filme, seguindo modelo oferecido pela professora, e alterações baseadas no que foi dito nos pitchs.

 

5) Aula extra individual: consultoria de 1 hora.

Cada participante terá um encontro individual com a professora para receber feedback de seu beat sheet e conversar sobre os próximos passos do projeto. Horários a confirmar.


 

O Pitch

 

Os 6 selecionados terão a chance de apresentar seu projeto para uma banca de agentes do mercado. Cada pitch tem um limite de 5 minutos de duração. A banca oferecerá um feedback imediato da apresentação de cada um.

 

A constituição da banca terá Bia Crespo e outros players convidados, a combinar mais perto da realização do evento.

 

Consultorias Individuais

 

Na semana anterior às consultorias, os finalistas devem enviar materiais complementares por e-mail para análise de Bia Crespo. As consultorias são individuais e tem no máximo 1 hora de duração, com horário a combinar.

 

Os materiais:

  • Logline;

  • Sinopse longa com previsão de final, de até duas páginas; 

  • Beat sheet (fornecido pela professora para o participante preencher com sua história).

 

Como funciona o contrato com a TDC Conteúdo? 

 

A TDC Conteúdo é uma produtora de desenvolvimento que tem como foco principal ajudar novos roteiristas a entrar no mercado. Seus projetos são comerciais, majoritariamente de comédia, voltados ao público familiar ou infantojuvenil. Nosso trabalho é criar uma ponte entre roteiristas e produtoras ou players depois de ter desenvolvido o projeto até o momento em que ele está maduro para ser comercializado, e dar um apoio aos roteiristas durante essa negociação. 

 

Os roteiristas assinam um contrato simples de cessão de direitos autorais do projeto com validade de 6 meses, permitindo assim que a TDC negocie o projeto em seu nome. Dessa forma, usamos nossos contatos e know-how para fazer com que roteiristas estreantes que não tem essa abertura possam ser notados e ter seus projetos considerados. Os negócios são feitos de forma transparente com total envolvimento dos roteiristas, e apenas são fechados caso seja de interesse dos mesmos.

 

Entre as produtoras parceiras da TDC estão Paris Entretenimento, Boutique Filmes, Glaz, Chatrone e Elo Company. Para mais informações, acesse www.tdcconteudo.com.br. 

 

O contrato será estipulado ao final do Lab 51 e ficará sujeito a interesse de ambas as partes, de responsabilidade da TDC Conteúdo.