top of page

Últimas e próximas adaptações dos livros de Stephen King

Confira filmes e séries baseadas nos livros de King que mais fizeram sucesso - e que ainda farão


Stephen King
O autor Stephen King. Imagem: El Pelicultista

Stephen King, autor norte-americano que faz 72 anos hoje (21/9), possui uma obra de mais de 400 publicações assinadas. O cinema, TV e serviços de streaming bebem infinitamente da fonte de histórias do autor, trazendo os diversas contos, personagens e universos do autor para as telas do mundo todo.

Suas adaptações mais famosas, como O Iluminado (The Shining), Carrie, A Estranha (Carrie), Cujo e Louca Obsessão (Misery) já moram no coração de muitas pessoas, mas o autor de sucesso não para por aí: a obra de Stephen King continua firme e forte. O maior exemplo disso foi seu último lançamento, O Instituto, livro que fechou contrato para virar série em menos de 24h.

Para comemorar a longa e criativa vida do rei do terror, trouxemos uma lista das últimas, atuais e próximas adaptações dos livros de Stephen King. Os filmes e séries contam com assombrações, cenários pós-apocalípticos e thrillers misteriosos. Confira a seguir:


2017

O ano de 2017 trouxe muitas adaptações do autor para o cinema, TV e streaming. O destaque vai para o remake de It: A Coisa, que deu uma repaginada horripilante no palhaço Pennywise.

O filme A Torre Negra e a série O Nevoeiro não serão abordados aqui pois renderam fracassos de bilheteria e audiência. Confira as outras obras de Stephen King adaptadas em 2017:

It: A Coisa (Filme)


O remake da adaptação de 1990 foi dirigido por Andy Muschietti (que também trabalhou em It: Capítulo Dois) e trouxe a primeira parte de um dos maiores e mais famosos livros de Stephen King.

No filme, um grupo de sete crianças (o "Clube dos Otários") precisa lidar com um horripilante palhaço chamado Pennywise (Bill Skarsgård), que os persegue e aterroriza. O filme fez uma bilheteria incrivelmente lucrativa, arrecadando mais de US$ 700 milhões no mundo todo.

É um dos títulos em nossa lista de 11 melhores filmes de terror dos últimos tempos.


Jogo Perigoso (Filme - Netflix)


A plataforma Netflix entrou pesado no jogo das adaptações de King. Lançado em 2017, Jogo Perigoso (Gerald's Game) tem direção de Mike Flanagan (Hush) e conta a história de Jessie (Carla Gugino), cujo marido sofre um ataque do coração enquanto os dois estão num jogo de sedução, deixando-a acorrentada na cama.

Jogo Perigoso é uma das adaptações de Stephen King mais recentes e de sucesso feitas pelo Netflix.


1922 (Filme - Netflix)


Outro título do Netflix, 1922 foi lançado sob o comentário de King sobre essa ser sua melhor adaptação do ano de 2017. Dirigido por Zak Hilditch, o longa acompanha a história de Wilfred James (Thomas Jane), que confessa o assassinato de sua mulher, cometido ao lado do filho adolescente. Enquanto vemos seu relato, entendemos como aconteceu e as terríveis consequências disso na vida de Wilfred.

É uma boa aposta de suspense, mantendo-se longe dos extremos de terror famosos por permearem a obra de King.


Mr. Mercedes (Série - AT&T)


A querida trilogia "Mr. Mercedes", de Stephen King, ganhou uma ótima adaptação para a TV em 2017 criada por David E. Kelley (criador de Big Little Lies e também da futura O Instituto).

Na série, Harry Treadaway (Penny Dreadful) é o serial killer Brady Hartsfield, um motorista de caminhão de sorvete e técnico de informática que usa uma Mercedes para atropelar pessoas na fila do desemprego. Isso marca o começo da perseguição entre o policial aposentado Bill Hodges (Brendan Gleeson) e Brady.

Mr. Mercedes
Mr. Mercedes. Imagem: AT&T

A adaptação dos livros para a série rendeu bastante sucesso. A terceira temporada de Mr. Mercedes voltou dia 10 de setembro de 2019 nos Estados Unidos, com 10 episódios. Ainda não sabemos quando chega ao Brasil.

Assista ao teaser da terceira temporada:


2018

O ano de 2018 foi o ano das séries baseadas na obra de Stephen King. Foram lançadas a série Castle Rock (Hulu) e a segunda temporada de Mr. Mercedes.

Castle Rock (Série - Hulu)


O serviço de streaming Hulu também trouxe o universo de Stephen King à vida, mas de um modo reinventado: Castle Rock conta uma história original, mas repleta de elementos do universo das obras do autor. Produzida por J.J. Abrams, a série se passa na pequena cidade fictícia de Castle Rock e mistura referências a outros livros de Stephen King com elementos de mistério e suspense.

Castle Rock
Castle Rock. Imagem: Hulu

O elenco da série conta com Bill Skarsgård (It, A Coisa), Sissy Spacek (Carrie, A Estranha) e André Holland (Moonlight).


2019

No ano de 2019, temos vários livros de Stephen King sendo adaptados para o cinema e streaming. Os destaques vão para Campo do Medo, lançamento do mês de outubro no Netflix, e a continuação de sucesso It: Capítulo 2.

Cemitério Maldito (Filme - Netflix)


Outro livro muito adaptado para o cinema, Cemitério Maldito (Pet Sematary) teve seu segundo remake lançado esse ano, com direção de Kevin Kölsch e Dennis Widmyer. A história se passa no Maine e é sobre um cemitério que tem o poder de “reviver” animais e pessoas.


No filme, Dr. Louis Creed (Jason Clarke) sua esposa Rachel (Amy Seimetz) descobrem o maligno cemitério perto de sua nova casa.

A recepção de Cemitério Maldito foi mista, mas a bilheteria alcançou um bom resultado de US$ 112,4 milhões.



A bizarra nova adaptação de King se passa 27 anos depois do primeiro filme, contando com os personagens já adultos.

Em It: Capítulo 2 (It Chapter Two), Mike (Isaiah Mustafa) convoca seus antigos amigos do Clube dos Otários - Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Richie (Bill Hader), Ben (Jay Ryan) e Eddie (James Ransone) - para derrotar de uma vez por todas o palhaço Pennywise (Bill Skarsgård)

O filme lançou dia 5 de setembro no Brasil e promete uma longa sessão 2 horas e 49 minutos de horror.


Campo do Medo (Filme - Netflix)


Outro conto de Stephen King e seu filho Joe Hill será adaptado para a plataforma nesse ano. Campo do Medo (In the Tall Grass) é dirigido por Vincenzo Natali e tem Patrick Wilson (Invocação do Mal) no elenco.

O filme conta a história de dois irmãos que se perdem num matagal infinito quando ouvem uma criança pedindo por ajuda dentro dele. Campo do Medo lançará em 4 outubro na Netflix. Confira o novo trailer:


Doutor Sono (Filme)


A sequência de "O Iluminado", um dos livros mais famosos do autor que conta com a clássica adaptação assinada por Stanley Kubrick, terá versão para o cinema (Doctor Sleep) com direção de Mike Flanagan.

O ator Ewan McGregor (Star Wars, Trainspotting) será Danny Torrance, agora adulto e livre das drogas. Ele volta a ter poderes e precisa ajudar uma garota também "iluminada" a se livrar de um perigoso grupo que a persegue.

Doutor Sono será lançado dia 7 de novembro no Brasil. Assista ao trailer:


Próximas adaptações de Stephen King

O rei do terror não parou de fazer as manchetes com suas adaptações para o cinema e TV. Além do contrato de série já firmado para o livro "O Instituto", veja as próximas grandes adaptações da obra de Stephen King:

A Torre Negra (Série - Amazon Prime)


A famosa série literária A Torre Negra (The Dark Tower) terá uma adaptação audiovisual pela Amazon Studios. O piloto da série de Glen Mazzara já está em desenvolvimento e foi dirigido por Stephen Hopkins.

O elenco conta com Sam Strike (Mindhunter), Jerome Flynn (Game of Thrones) e Jasper Pääkkönen (Vikings). A história da série mostrará como Roland (Strike) se tornou um pistoleiro, contando seu primeiro encontro com Marten Broadcloak, conhecido como o vilão Homem de Preto (Pääkkönen).

Originalmente, a série deveria ter estreado junto ao filme de 2017, com Idris Elba e Matthew McConaughey. O lançamento foi adiado para 2020 a fim de adaptar mais fielmente a turbulenta série de 8 livros de Stephen King.



A Dança da Morte (Minissérie - CBS All Access)


A CBS All Access irá apostar na adaptação livro A Dança da Morte (The Stand), um bestseller pós-apocalíptico que conta com poucos sobreviventes, um vilão letal e muitos pesadelos.

O elenco da missérie irá ter Alexander Skarsgård como o vilão Randall Flagg, além de James Marsden, Amber Heard, Odessa Young e Whoopi Goldberg. Ainda não sabemos a data de lançamento de A Dança da Morte.

The Stand
The Stand. Imagem: Collider

Love: A História de Lisey (Minissérie - Apple TV+)


Numa avalanche de séries anunciadas pela Apple está Love: A História de Lisey (Lisey's Story), adaptação do livro de King com 8 episódios. Nessa empreitada produzida pela Warner Bros. e Bad Robot, de J.J. Abrams, quem fará o papel de roteirista será o próprio Stephen King.

Com Julianne Moore no papel de Lisey, o thriller conta a história dos dois últimos anos da vida do marido de Lisey, que volta a refletir questões sobre ele que ela tinha reprimido. Love ainda não tem diretores nem data de estréia.

Lisey's Story
Projeto de Lisey's Story. Imagem: The Hollywood Reporter


381 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page