• Writer's Room 51

Os 11 melhores filmes de terror dos últimos tempos

Filmes que não desapontam na hora de levar aquele susto com qualidade


Filmes de terror ou realmente assustadores existem em grande quantidade por aí, mas às vezes passam despercebidos. Se você já assistiu a todos os filmes de terror mais clássicos, como O Iluminado e Os Outros, deve estar procurando filmes mais atuais para assistir naquele sábado à noite.


"A Bruxa". Imagem: Letterboxd

Pensando nisso, fizemos uma lista com 11 melhores filmes de terror dos últimos tempos. O filme mais antigo da nossa lista é de 2012. Alguns títulos são bem conhecidos e queridinhos pelos fãs do gênero. Já outros, não se ouve muito falar, mas vale a pena assistir.


Confira:


11. O Ritual (The Ritual, 2017)


"O Ritual" não é um filme perfeito, mas se destaca como um dos melhores filmes de terror que passaram despercebidos por muitos nos últimos tempos. Foi adquirido pela Netflix, mas já saiu do catálogo.


Numa atmosfera de terror psicológico, o filme é sobre um grupo de amigos que se reúne para uma viagem à floresta, mas que encontra uma presença ameaçadora que os persegue. Se você curte filmes de terror na floresta ou sobre rituais bem tensos, esse é um título bem feito que vai render algumas boas horas de entretenimento.


Assista ao trailer:


10. Hush - A Morte Ouve (Hush, 2016)


"Hush" é um filme de terror/suspense sobre Maddie, uma escritora surda que vive isolada. Quando um assassino mascarado aparece em sua janela, ela precisa sobreviver a qualquer custo.


Vale a pena assistir pela atmosfera e pelo jeito como a narrativa é conduzida. Mesmo com a temática bem gasta de uma invasão domiciliar, temos uma sensação nova ao acompanhar essa protagonista surda num jogo de sobrevivência que exige muito dela.


O filme consta no catálogo do Netflix. Portanto, é uma escolha bem conveniente.


Assista ao trailer:


9. Antiviral (2012)


Escrito e dirigido por Brandon Cronenberg (filho de David Cronenberg), "Antiviral" é um filme de terror não muito convencional e que divide os espectadores. Se passa num futuro próximo e bizarro, onde uma indústria próspera literalmente vende doenças adquiridas por celebridades para fãs obcecados.


Numa crítica narrativamente bem feita, o universo de "Antiviral" possui diversas regras e procedimentos nojentos. O protagonista Syd March (atuação ótima de Caleb Landry Jones) é um funcionário viral que entra num esquema de mercado negro do vírus. O filme entra num ritmo de thriller quando o plano de Syd sai pela culatra.


Assista ao trailer:


8. Infectado (Afflicted, 2013)


Uma boa surpresa para quem curte filmes found footage, "Infectado" é um filme sobre dois melhores amigos que veem a viagem que tanto planejaram tornar-se um pesadelo quando um deles é atingido por uma infecção misteriosa. Naturalmente, procuram saber o que é - e a resposta é bem aterrorizante.


Dá para ver que o filme tem um baixo orçamento, mas sua criatividade rende uma boa narrativa. Vale alguns bons sustos e uma história bem contada pelos personagens principais.


Assista ao trailer:


7. Sala Verde (Green Room, 2015)


Outro título que surpreende, "Sala Verde" é um terror/thriller sobre uma banda de punk rock que precisa lutar pela sobrevivência depois de testemunhar um assassinato num bar de skinheads nazistas.


É um filme com violência gráfica, mas bem justificada pelo contexto. Os atores são bem dirigidos, assim como a atmosfera geral de violência iminente.


Assista ao trailer:


6. It: A Coisa (It, 2017)


Que dúvida que teríamos alguma adaptação de Stephen King em nossa lista de melhores filmes de terror. Nesse remake, que se passa em 1989, um grupo de crianças do Maine se junta para destruir um monstro que se disfarça de palhaço e ataca outras crianças.


"It: A Coisa" é um filme que aposta muito na cinematografia, efeitos especiais e no personagem do palhaço Pennywise, bem interpretado por Bill Skarsgård. Tem aquele "quê" de terror infantil, mas rende alguns ótimos momentos de tensão.


A segunda parte da franquia, "It: Capítulo Dois", estreou no Brasil no dia 5 de Setembro.


Assista ao trailer:


5. As Boas Maneiras (2017)


Dos brasileiros Marco Dutra e Juliana Rojas, "As Boas Maneiras" conta a história de Clara, uma enfermeira solitária que é contratada por Ana como babá de seu filho ainda não nascido.


As duas mulheres desenvolvem um vínculo muito forte, mas conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a se comportar de maneira cada vez mais estranha. Um noite fatídica muda a vida das duas.


É um dos melhores filmes de terror atuais para quem curte um terror clássico e uma boa crítica social.


Assista ao trailer:


4. Um lugar silencioso (A Quiet Place, 2018)


Uma das revelações atuais do gênero de terror, "Um Lugar Silencioso" não poderia faltar na nossa lista de melhores filmes de terror dos últimos tempos. Nele, uma família que vive num mundo pós-apocalíptico é forçada a viver em silêncio enquanto se protege de monstros com audição ultra-sensível.


O primeiro filme do ator John Krasinski (Jim em The Office) traz no elenco a atriz Emily Blunt, esposa de John tanto no filme como na vida real. "Um Lugar Silencioso" consegue criar uma narrativa envolvente e bem construída, também trabalhando com o elemento da surdez em uma das personagens principais (interpretada por Millicent Simmonds).


Assista ao trailer:


3. A Bruxa (The VVitch: A New-England Folktale, 2015)


O primeiro filme de Robert Eggers (produzido pela A24 e também pela RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira) se tornou instantaneamente um novo clássico do terror psicológico. Em "A Bruxa", uma família religiosa que vive isolada na Nova Inglaterra de 1630 é dividida pelas forças da bruxaria, magia negra e possessão.


A direção e narrativa do filme são excelentes, trazendo dúvidas constantes sobre a ambiguidade do significado narrativo. Thomasin (Anya Taylor-Joy) é realmente uma bruxa? Estariam os cinco filhos da família devota realmente possuídos?


Se você procura um bom mistério, "A Bruxa" é uma das melhores apostas no quesito filmes de terror atuais.


Assista ao trailer:


2. O Homem nas Trevas (Don't Breathe, 2016)


Um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos é "O Homem nas Trevas", do diretor uruguaio Fede Alvarez. No filme, um trio de ladrões invade a casa de um senhor cego, na esperança de roubar uma bolada. As coisas se tornam muito aterrorizantes quando eles descobrem que o homem não é tão impotente quanto parece.


"O Homem nas Trevas" fornece momentos de pura tensão muito bem dirigidos, assim como um final satisfatório. Além disso, é indicado também para aqueles que curtem uma violência mais gráfica.


Assista ao trailer:


1. Corra! (Get Out, 2017)


Um dos grandes sucessos dos últimos tempos, "Corra!" é um thriller social que flerta com o terror e que atingiu uma bilheteria de US$ 255 milhões. Isso supera - e muito - seu orçamento de US$ 4,5 milhões, muito bem utilizados num ótimo primeiro filme por Jordan Peele.


O filme conta a história de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano que visita a família de sua namorada branca. Lá, em meio a um racismo incrivelmente bem construído, sua integridade e sobrevivência é posta em risco quando tudo chega a um ponto de ebulição.


"Corra!" ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2017.


Assista ao trailer:



Curtiu nossas recomendações de melhore filmes de terror atuais? Comente abaixo sobre outros filmes de terror de destaque e outras listas que você gostaria de ver.


#melhoresfilmesdeterror #listademelhoresfilmes #filmesparaver #recomendaçãodefilmes

213 visualizações

Writer's Room 51 é uma vitrine online de projetos audiovisuais autorais.

Newsroom 51 é um portal afiliado de artigos sobre cinema, TV e streaming.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn