google-site-verification=-Vw97frlPatSJg0ryKCuJ0vKAYHw3mR4lx8_MQJ6OGQ
top of page

Leia 12 roteiros internacionais de destaque de 2020 e 2021

Filmes indicados ao Oscar, séries vencedoras de Globos de Ouro e mais: leia roteiros que andam inspirando novas narrativas

O Gambito da Rainha
O Gambito da Rainha. Imagem: Netflix

Você tem o hábito de ler roteiros? Sabe qual a importância? Para além da curiosidade de saber "como que o roteirista fez" para criar uma sequência interessante, temos a oportunidade de ver na prática como se estrutura certas questões dramáticas quando lemos o roteiro na íntegra.


Isso ajuda muito a entender como revelar traços de personagens, construir tensão, como utilizar grafismos para dar ritmo e várias outras práticas de roteiro. Além disso, a leitura é fundamental para treinar a escrita de diálogos, já que fornece muitas ideias de vocabulário, voz, ritmo e camadas de significado.


Pensando nisso, resolvemos repetir nossa matéria de sucesso de 2019 e trazer roteiros internacionais de destaque na íntegra - dessa vez, de filmes (e uma minssérie) lançados em 2020 e 2021 que fizeram bonito nas premiações, inovaram na linguagem ou receberam algum reconhecimento do público.

Soul
Soul. Imagem: Pixar

Infelizmente, não são muitos os roteiros de lançamentos brasileiros disponíveis por enquanto. Por isso, os roteiros que selecionamos são em inglês.


Confira os 12 roteiros incríveis abaixo e boa leitura!


1. O Gambito da Rainha (The Queen's Gambit, 2020)

O Gambito da Rainha
O Gambito da Rainha. Imagem: Netflix

Série criada e escrita por Scott Frank e Allan Scott. Baseada na obra de Walter Tevis.


Sinopse: Órfã na tenra idade de nove anos, a introvertida e prodigiosa Beth Harmon descobre e domina o jogo de xadrez nos Estados Unidos da década de 1960. Mas o estrelato infantil tem um preço.




2. O Som do Silêncio (Sound Of Metal, 2020)

O Som do Silêncio
O Som do Silêncio. Imagem: Amazon

Sinopse: A vida e estabilidade emocional de um baterista de heavy metal entram em declínio quando ele de repente começa a perder a audição.




3. Nomadland (2020)

Nomadland
Nomadland. Imagem: reprodução

Roteiro por Chloé Zhao. Baseado na obra de Jessica Bruder.


Sinopse: Depois de perder tudo na Grande Recessão, uma mulher embarca em uma jornada pelo oeste americano, vivendo como uma nômade moderna em sua van.




4. Borat 2: Fita de Cinema Seguinte (Borat: Subsequent Moviefilm, 2020)

Borat 2
Borat 2. Imagem: reprodução

Roteiro por Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman e Lee Kern.


Sinopse: Borat retorna do Cazaquistão para a América e desta vez revela mais sobre os podres da cultura americana, da pandemia do COVID-19 e das eleições políticas.




5. Judas e o Messias Negro (Judas and the Black Messiah, 2021)

Judas e o Messias Negro
Judas e o Messias Negro. Imagem: reprodução

Sinopse: Bill O'Neal se infiltra no Partido dos Panteras Negras pelo agente do FBI Mitchell e J. Edgar Hoover. Enquanto o presidente do partido, Fred Hampton, sobe na carreira, apaixonando-se por uma colega revolucionária no caminho, uma surge uma batalha pela alma de O'Neal.




6. Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7, 2020)

Os 7 de Chicago
Os 7 de Chicago. Imagem: Netflix

Roteiro por Aaron Sorkin.


Sinopse: A história de 7 pessoas em julgamento decorrente de várias acusações em torno do levante na Convenção Nacional Democrata de 1968 em Chicago, Illinois.




7. Soul (2020)

Soul
Soul. Imagem: Pixar

Sinopse: Depois de conseguir o show de sua vida, um pianista de jazz de Nova York de repente se vê preso em uma terra estranha entre a Terra e a vida após a morte, tentando retornar a tempo de uma apresentação importante.




8. Kajillionaire (2020)

Kajillionaire
Kajillionaire. Imagem: reprodução

Roteiro por Miranda July.


Sinopse: A vida de uma jovem mulher vira de cabeça para baixo quando seus pais criminosos convidam um estranho para se juntar a eles em um grande assalto que estão planejando. Sua conexão improvável com outra jovem começa a desafiar a realidade estranha e estóica de sua família.




9. O Tigre Branco (The White Tiger, 2021)

O Tigre Branco
O Tigre Branco. Imagem: Netflix

Roteiro por Ramin Bahrani. Baseado na obra de Aravind Adiga.


Sinopse: Um ambicioso motorista indiano usa sua inteligência e astúcia para escapar da pobreza e chegar ao topo. Mas ele encontra diversa situações de injustiça que ameaçam sua jornada.




10. Estou Pensando em Acabar com Tudo (I'm Thinking Of Ending Things, 2020)

Estou Pensando em Acabar com Tudo
Estou Pensando em Acabar com Tudo. Imagem: Netflix

Roteiro por Charlie Kaufman. Baseado na obra de Iain Reid.


Sinopse: Cheia de receios, uma jovem viaja com seu novo namorado para a fazenda isolada de seus pais. Ao chegar, ela passa a questionar tudo que achava que sabia sobre ele, e sobre ela mesma.




11. Destacamento Blood (Da 5 Bloods, 2020)

Destacamento Blood
Destacamento Blood. Imagem: Netflix

Sinopse: Quatro veteranos afro-americanos lutam contra as forças do homem e da natureza quando retornam ao Vietnã em busca dos restos mortais de seu líder de esquadrão caído e da fortuna de ouro que ele os ajudou a esconder.




12. Bela Vingança (Promising Young Woman, 2020)

Bela Vingança
Bela Vingança. Imagem: reprodução

Roteiro por Emerald Fennell.


Sinopse: Uma jovem, traumatizada por um trágico acontecimento de seu passado, busca vingança contra aqueles que cruzaram seu caminho.




Se você tiver acesso a roteiros brasileiros, compartilhe conosco pelo Facebook e conte para nós qual outro roteiro você gostaria de ler!


1.710 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page