top of page

Leia 12 roteiros internacionais de destaque de 2020 e 2021

Filmes indicados ao Oscar, séries vencedoras de Globos de Ouro e mais: leia roteiros que andam inspirando novas narrativas

O Gambito da Rainha
O Gambito da Rainha. Imagem: Netflix

Você tem o hábito de ler roteiros? Sabe qual a importância? Para além da curiosidade de saber "como que o roteirista fez" para criar uma sequência interessante, temos a oportunidade de ver na prática como se estrutura certas questões dramáticas quando lemos o roteiro na íntegra.


Isso ajuda muito a entender como revelar traços de personagens, construir tensão, como utilizar grafismos para dar ritmo e várias outras práticas de roteiro. Além disso, a leitura é fundamental para treinar a escrita de diálogos, já que fornece muitas ideias de vocabulário, voz, ritmo e camadas de significado.


Pensando nisso, resolvemos repetir nossa matéria de sucesso de 2019 e trazer roteiros internacionais de destaque na íntegra - dessa vez, de filmes (e uma minssérie) lançados em 2020 e 2021 que fizeram bonito nas premiações, inovaram na linguagem ou receberam algum reconhecimento do público.

Soul
Soul. Imagem: Pixar

Infelizmente, não são muitos os roteiros de lançamentos brasileiros disponíveis por enquanto. Por isso, os roteiros que selecionamos são em inglês.


Confira os 12 roteiros incríveis abaixo e boa leitura!


1. O Gambito da Rainha (The Queen's Gambit, 2020)

O Gambito da Rainha
O Gambito da Rainha. Imagem: Netflix

Série criada e escrita por Scott Frank e Allan Scott. Baseada na obra de Walter Tevis.


Sinopse: Órfã na tenra idade de nove anos, a introvertida e prodigiosa Beth Harmon descobre e domina o jogo de xadrez nos Estados Unidos da década de 1960. Mas o estrelato infantil tem um preço.


CLIQUE AQUI PARA LER O PILOTO



2. O Som do Silêncio (Sound Of Metal, 2020)

O Som do Silêncio
O Som do Silêncio. Imagem: Amazon

Roteiro por Darius Marder & Abraham Marder.


Sinopse: A vida e estabilidade emocional de um baterista de heavy metal entram em declínio quando ele de repente começa a perder a audição.


CLIQUE AQUI PARA LER O ROTEIRO



3. Nomadland (2020)

Nomadland
Nomadland. Imagem: reprodução

Roteiro por Chloé Zhao. Baseado na obra de Jessica Bruder.


Sinopse: Depois de perder tudo na Grande Recessão, uma mulher embarca em uma jornada pelo oeste americano, vivendo como uma nômade moderna em sua van.


CLIQUE AQUI PARA LER O ROTEIRO



4. Borat 2: Fita de Cinema Seguinte (Borat: Subsequent Moviefilm, 2020)

Borat 2
Borat 2. Imagem: reprodução

Roteiro por Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman e Lee Kern.


Sinopse: Borat retorna do Cazaquistão para a América e desta vez revela mais sobre os podres da cultura americana, da pandemia do COVID-19 e das eleições políticas.


CLIQUE AQUI PARA LER O ROTEIRO



5. Judas e o Messias Negro (Judas and the Black Messiah, 2021)

Judas e o Messias Negro
Judas e o Messias Negro. Imagem: reprodução

Roteiro por Will Berson, Shaka King, Kenneth Lucas e Keith Lucas.


Sinopse: Bill O'Neal se infiltra no Partido dos Panteras Negras pelo agente do FBI Mitchell e J. Edgar Hoover. Enquanto o presidente do partido, Fred Hampton, sobe na carreira, apaixonando-se por uma colega revolucionária no caminho, uma surge uma batalha pela alma de O'Neal.


CLIQUE AQUI PARA LER O ROTEIRO



6. Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7, 2020)

Os 7 de Chicago
Os 7 de Chicago. Imagem: Netflix

Roteiro por Aaron Sorkin.


Sinopse: A história de 7 pessoas em julgamento decorrente de várias acusações em torno do levante na Convenção Nacional Democrata de 1968 em Chicago, Illinois.


CLIQUE AQUI PARA LER O ROTEIRO



7. Soul (2020)

Soul
Soul. Imagem: Pixar

Roteiro por Pete Docter, Mike Jones e Kemp Powers.


Sinopse: Depois de conseguir o show de sua vida, um pianista de jazz de Nova York de repente se vê preso em uma terra estranha entre a Terra e a vida após a morte, tentando retornar a tempo de uma apresentação importante.


CLIQUE AQUI PARA LER O ROTEIRO



8. Kajillionaire (2020)