top of page

Ghostbusters 2020 terá Dan Aykroyd e elenco original

Atualizado: 21 de set. de 2019

Terceiro filme da série traz diretor Jason Reitman e deixa versão feminina de 2016 de lado


Ghostbusters
Ghostbusters, 1984. Imagem: Sony Pictures

O novo filme da franquia Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984), denominado provisoriamente de Ghostbusters 2020, manterá grande parte da equipe e elenco original.


De acordo com o THR, o ator Dan Aykroyd, em entrevista ao podcast Joe Rogan Experience, confirmou que retornará ao seu papel de Dr. Raymond Stantz, assim como seus colegas Ernie Hudson e Sigourney Weaver.


"Eu não ando trabalhando muito no cinema. Temos o filme dos Ghostbusters no qual estamos trabalhando agora e que terei de participar”, disse Aykroyd durante a entrevista. "O filho de Ivan Reitman, Jason, escreveu um novo filme chamado [...] Ghostbusters, o terceiro filme. Será tudo, com a maioria do elenco original e também jovens estrelas ".


Como Aykroyd afirma, Ghostbusters 2020 será dirigido por Jason Reitman (Juno, Obrigado por Fumar), filho do diretor de Ghostbusters (1984) e Ghostbusters II (1989) Ivan Reitman.


Ghostbusters 2020
Ghostbusters 2020. Imagem: Sony Pictures

O projeto será produzido pelo Reitman veterano, que também produziu Caça-Fantasmas, o reboot de elenco feminino de 2016. O terceiro filme da franquia irá seguir a história a partir de Ghostbusters II - ou seja, o reboot de 2016 não irá influenciar na história do novo filme.


Filme reúne grande parte do elenco original e novos nomes


Ghostbusters 2020 promete reviver com grande parte do elenco original. Além de Dan Aykroyd, podemos esperar a atriz Sigourney Weaver retornar às telas como Dana Barret e o ator Ernie Hudson como o caça-fantasma Winston Zeddemore.


Existem rumores de que Bill Murray voltará ao papel icônico de Dr. Peter Venkman, mas nada foi confirmado. É a mesma situação do ator Rick Moranis.

Sigourney Weaver em Ghostbusters (1984)
Sigourney Weaver em Ghostbusters (1984). Imagem: IMDb

Harold Ramis, que interpretava Dr. Egon Spengler, integrante final da equipe, faleceu em 2014.


O filme ainda conta com novos nomes: Paul Rudd, Carrie Coon, Finn Wolfhard e McKenna Grace são alguns dos atores que estarão em Ghostbusters 2020.


O filme contará a história da perspectiva de uma mãe solteira (Carrie Coon) e seus filhos, interpretados por Wolfhard e Grace.


E a versão feminina de 2016?


A franquia recebeu um reboot (uma nova versão) em 2016, com Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones no papel das caça-fantasmas. Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 2016) foi produzido pelos veteranos Aykroyd e Reitman, com direção de Paul Feig.

Feig tem títulos como Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids, 2011) e As Bem-Armadas (The Heat, 2013) em seu currículo.


Porém, o universo recriado no filme não irá fazer parte do novo Ghostbuster 2020. A respeito disso, Aykroyd comentou, também no podcast de Rogan, sobre o filme de Feig ter tido problemas, apesar de ter sido bom.


"As garotas foram excelentes", disse Aykroyd, referindo-se ao elenco feminino. "Mas, eu deveria estar sentado lá como produtor cuidando dos custos um pouco mais." Aykroyd possivelmente estava se referindo ao fracasso de bilheteria de Caça-Fantasmas, que lucrou apenas US$229 milhões em relação ao orçamento de aproximadamente US$144 milhões.

Elenco de Ghostbusters (2016)
Elenco de Ghostbusters (2016). Imagem: MovieWeb

A versão feminina de Caça-Fantasmas realmente teve seus problemas narrativos e fora do filme. Além de ter tido um desempenho bem inferior na bilheteria, o filme foi inicialmente recebido com grande misoginia e racismo.


No início do ano, o diretor Jason Reitman se pronunciou no Bill Burr’s Monday Morning Podcast sobre "retornar a franquia aos fãs", negando qualquer envolvimento com a versão de 2016.


Essa posição, explícita desde o início do projeto de Ghostbusters 2020, também gerou reações negativas: a autora Hannah Woodhead expressou seu descontentamento num artigo online. Ela afirma que a equipe feminina "impulsionou a franquia de uma maneira importante que pode ser perdida na nova versão".


O reboot feminino pode ter trazido discussões importantes à tona, como heroísmo feminino e perspectivas de representatividade. Contudo, o filme de 2016 não faz tanto assim nem pelo feminismo narrativo. Mesmo tendo apostado em personagens femininas, caiu num nível inferior em relação à construção de personagens, trama e impulso narrativo de fato.

Ghostbusters
Imagem: Harland and Wolff

Além do mais, o que precisamos nas telas dos cinemas são personagens originalmente femininas. O filme de Feig pode ter tido boas intenções, mas foi apenas mais uma versão feminina de algo que foi roteirizado e recebido pelo público com outra perspectiva. Por esses e outros motivos, foi uma oportunidade perdida para o feminismo no cinema.


Sobre isso, a crítica Caryn James afirma que "O truque é reconhecer o que é específico sobre personagens femininas sem cair em estereótipos". Portanto, no que diz respeito a Ghostbusters 2020, devemos ver pelo menos um protagonismo forte e original de Carrie Coon e a participação ativa de Sigourney Weaver novamente.


Ghostbusters 2020 tem data de lançamento prevista para 10 de julho de 2020. Ambos o primeiro filme da franquia original e o de 2016 estão disponíveis no Netflix.

Confira o teaser abaixo:


993 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page