• Writer's Room 51

Os destaques da 5ª Edição do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual

Além de Concurso de Roteiros de Curta, Encontro de Negócios e Laboratório de Projetos de Série, o ROTA traz nomes de peso para Seminários especiais em evento 100% Online


Imagem: reprodução

Se você é roteirista e ainda não ouviu falar do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual, então tem algo errado aí! Principalmente se você estiver no começo da carreira. A boa notícia é que ainda dá tempo de ficar por dentro do Festival e aproveitar tudo o que o ROTA tem para oferecer.


Mas afinal, o que é o ROTA? Trata-se de um espaço de debate e encontro entre profissionais e estudantes de roteiro. Um evento que chega na sua 5ª Edição e segue em formato 100% online, entre os dias 16 e 21 de março de 2021, atendendo a roteiristas de todos os cantos do Brasil (e do mundo).


Em seu leque de ações, o ROTA oferece Concurso de Roteiros de Curta, Encontro de Negócios, Laboratório de Projetos de Série, Mostra Competitiva de Curtas e Seminários com profissionais de peso do nosso mercado.


Quer saber o que vai rolar nessa nova edição do evento? Então confira nosso papo mais do que especial com os idealizadores do ROTA!


A equipe do ROTA


Imagem: da esquerda para a direita: Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo.


A equipe idealizadora do Festival é composta pelo trio Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo. Segundo Perozzo, a ideia de criação do ROTA surgiu em um elevador. “Foi aí que decidimos fazer um Festival de Roteiros. Hoje nós temos uma amizade muito especial! Muitos sonhos se realizaram e novos sonhos estão surgindo”, comenta Perozzo.


Os três se conheceram nos corredores da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, mas trazem consigo um background de formações e experiências bem diversas!


Gabriela Liuzzi Dalmasso é formada em roteiro cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e fez diversos cursos livres de roteiro. É diretora do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual, sócia da Aiuru Filmes e do coletivo Audiovisionários. Foi finalista do Laboratório Novos Roteiristas, consultora do Laboratório de Curtas Luzes da Cidade e jurada do II Prêmio Rede Sina. Além disso, dirigiu e roteirizou o curta "Com os pés na cabeça", dirigiu o curta “A Trilha” e foi assistente de direção em 4 outros curtas.


Carla Perozzo é professora de filosofia e apaixonada desde sempre pela sétima arte. Perozzo começou a estudar roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro em 2016, na mesma turma que Gabriela Luiza Dalmasso e Evandro Melo, amigos com quem divide a direção do ROTA Festival.


Ator, diretor, produtor e professor, Evandro Melo é formado pela Escola de Teatro Martins Pena. Começou a escrita adaptando contos para serem usados nas aulas de interpretação. Dedicado ao teatro, Melo esteve em Angola como convidado, para onde levou a obra de Nelson Rodrigues com ineditismo ao palco, além de filmar um documentário sobre a Companhia de Teatro Horizonte Njinga Mbande de Luanda. Desenvolve atualmente um roteiro de ficção em animação com recortes documentais sobre os índios isolados da região Uru Eu Wau Wau, de Rondônia.


Uma nova edição e um recorde de inscrições


Imagem: reprodução

“Nós estamos na quinta edição do ROTA e uma das melhores coisas que aconteceu nessa edição foi o patrocínio, que permitiu que a gente fizesse um Festival totalmente gratuito”, revela Dalmasso.


A edição 2021 do ROTA recebeu recursos através da Linha para Festivais da Lei Aldir Blanc. Justamente por isso, o Festival hoje acontece mais cedo, considerando que a última edição ocorreu em novembro de 2020.


Sobre essa questão, Melo comenta: “A gente pensou - o pessoal acabou de enviar seus projetos para o ROTA, será que vai ter público para essa nova edição em março?” Não só teve público, como o ROTA bateu novos recordes.


“Teve um recorde de inscrições, maior do que do ano passado ainda. Foram 1.373 inscrições, todas as linhas de ação com recorde de inscrição. É uma mostra de que a gente realmente precisa desse movimento no roteiro no Brasil de um modo geral”. - Evandro Melo


“Nós somos muitos sonhadores, aos poucos a gente vai vendo até onde a gente pode chegar”, completa Dalmasso, dando a dica de que o ROTA segue firme e forte, buscando ampliar seu alcance e linhas de ação.


Graças ao formato online, o ROTA permite inscrições de todos os cantos do Brasil e inclusive do mundo! “Ano passado tivemos inscrições de quase todos os estados brasileiros”, comenta Melo.


“Além desses estados todos, tivemos também inscrições de brasileiros espalhados pelo mundo. Nós temos o objetivo de ser um Festival brasileiro para fomentar o nosso mercado, mas também estamos abertos para brasileiros de todos os cantos do mundo. E essas pessoas têm vindo” - Gabriela Liuzzi Dalmasso

Para Evandro, esse resultado é sinal de que “o ROTA está conseguindo espalhar o interesse pelo roteiro para as mais diversas partes do Brasil”.


O que vai rolar no ROTA 2021?


Neste ano, o Festival retoma suas tradicionais linhas de ação com algumas novidades especiais. “São cinco linhas de ação: Concurso de Roteiros de Curta, Encontro de Negócios, Laboratório de Projetos de Série, Mostra Competitiva de Curtas e Seminários. Esse ano o Seminário ocorre nas seis noites do Festival, com dois eventos por noite - um às 19 horas e outro às 20h30”, informa Dalmasso.


Os Seminários começam no dia 16 de março, mas as inscrições estão abertas para todos os interessados! São mesas temáticas que contam com participações de roteiristas de renome nos mais diversos formatos.


Entre os destaques, a mesa “Roteiro de não-ficção”, com Ana Abreu e Letícia Padilha (18/03, às 20h30), a palestra “O ponto de vista do editor sobre o roteiro”, com Eduardo Escorel (18/03, às 19h00), a entrevista do Primeiro Tratamento com Fábio Porchat (19/03, às 19h00), a palestra “Estruturas narrativas não hegemônicas, o que temos a aprender com o episódio final de I May Destroy You”, com a roteirista Maíra de Oliveira, Presidente da ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas, e muito mais!


Ficou curioso para conferir a programação completa? Fique ligado no site do ROTA e nas redes sociais:


Site: https://www.rotafestival.com/

Facebook: @rotafestival

Instagram: @rotafestival

Twitter: @rotafestival


O papel dos Festivais de Roteiro na carreira do roteirista


Imagem: Google

Festival de roteiro ainda é um assunto novo no mercado daqui. O FRAPA, precursor na América Latina, chegou na sua oitava edição em 2020, que ocorreu de forma 100% virtual. O Serie_Lab, que seguiu os passos do FRAPA, chegou em sua quarta edição com plataforma própria e parceiros de peso. Para o trio de idealizadores do ROTA, não existe competição por esse espaço - é através da união que o mercado se fortalece.


“Os festivais de modo geral estimulam a pessoa a seguir em frente. Se não tem um respaldo como o nosso, como o do FRAPA, o do Serie_Lab… A pessoa muitas vezes sai da faculdade, escreve coisas e coloca na gaveta. Para onde ela vai levar o projeto dela? Como ela vai caminhar com aquilo? Onde ela vai chegar? Então esses espaços servem para ela apresentar o seu trabalho, como para ela se apresentar também”. - Evandro Melo

O ROTA também promove “reencontros” com participantes de edições passadas. A equipe do Festival contou que alguns finalistas dos seus concursos já tem seus filmes gravados, que agora seguem carreira em outros espaços, bem como alguns antigos participantes voltam como curadores dos concursos.


“Apesar de todos os problemas que passamos, a gente vive um momento favorável para o roteirista. O roteirista passou a ser valorizado e ganhar um espaço que não tinha antes”, complementa Dalmasso, lembrando que os desafios para o audiovisual são grandes, mas há perspectivas novas para os criadores.


“E a ABRA tá fazendo uma ação de valorização do roteirista que a gente sempre pensou, sempre idealizou. Cada vez mais estamos tomando conhecimento de quem escreve essas histórias que fazem as pessoas rirem, se emocionarem, se informarem, comenta Melo, que complementa: “a gente sonha em botar o roteirista um pouco mais a frente”.


E para quem ainda não conferiu, a galera dá um recado: as palestras e apresentações de projetos do ano passado estão abertas no Youtube e Facebook do ROTA para ser assistido. Clique aqui para conferir tudo!


#ROTA #roteiro #roteirista #FestivaldeRoteiro

281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo