Criando as próprias oportunidades com Gautier Lee
Atualizado: 19 de set. de 2020
A diretora, roteirista e crítica de cinema Gautier Lee, vencedora do Prêmio Cabíria 2019, explica como organiza sua carreira e encontra oportunidades para ampliar seus horizontes profissionais

Basta passear por grupos e páginas de roteiro para perceber que roteiristas constantemente buscam oportunidades. Oportunidades de apresentar seu trabalho, de trabalhar em salas de roteiro, de participar de concursos e laboratórios… Enfim, oportunidades de ampliar seus recursos no meio audiovisual.
Basta estar atento? Onde encontrar oportunidades de trabalho e enriquecimento intelectual na área do roteiro? Como ultrapassar os desafios de buscar alternativas independentes para construir os seus filmes e levar seus roteiros adiante?
Um exemplo de profissional que sabe muito bem ir atrás de recursos para construir seu portfólio é a diretora, roteirista e crítica de cinema Gautier Lee. Vencedora do Prêmio Cabíria em 2019 na categoria Melhor Piloto de Série, Gautier recentemente dirigiu o seu segundo curta-metragem chamado "Um-Oito-Oito", além de participar de eventos virtuais que expandiram seus conhecimentos e lhe conferiram um contato exclusivo com grandes nomes da indústria hollywoodiana.
Conheça mais sobre ela e os caminhos que possibilitaram que Gautier expandisse seus conhecimentos e inserção no mercado audiovisual.
Quem é Gautier Lee?

Gautier Lee é roteirista, diretora, autora e crítica de cinema. É membro do Black Femme Supremacy e da Organization of Black Screenwriters e membro-fundador do Coletivo Macumba Lab, que reúne profissionais negros e negras do audiovisual do Rio Grande do Sul.
Em 2019, ela foi semifinalista do FRAPA e vencedora do Prêmio Cabíria com o piloto da série "PMS: Post Motherhood Sisters", além de participar do Laboratório de Narrativas Negras da FLUP.
Em 2020, dirigiu seu segundo curta "Um-Oito-Oito", que conta com um projeto de arrecadação de fundos para finalização, escreveu o longa "LOVE 101" e foi selecionada para o curso Crafting Your Short Film do Sundance Institute.
Atualmente, Gautier está desenvolvendo um curta documental, um longa de ficção e trabalha na sala de roteiro de uma série infantil de animação.